12 abr 2020

Trabalho Remoto: boas práticas para gerir seu time durante o período de isolamento

trabalho-remoto-como-gerir-time

O trabalho remoto tem sido uma das principais alternativas para as empresas durante o período de isolamento social.

É inegável que a pandemia do novo Coronavírus tem gerado fortes impactos tanto na população quanto nas empresas.

O risco de transmissão comunitária fez com que o Ministério da Saúde indicasse o isolamento social para as pessoas. Com isso, é possível notar uma queda brusca de pessoas circulando pelas ruas e diversos comércios com as portas fechadas.

No entanto, muitas empresas podem estar encontrando dificuldades na gestão do trabalho remoto, uma vez que ele se apresenta como uma novidade para elas.

Sendo assim, leia o nosso artigo para descobrir como manter a sua equipe trabalhando remotamente e produzindo com um alto nível de produtividade. Confira!

Como manter minha equipe produtiva no trabalho remoto?

Um dos maiores desafios enfrentados pelos gestores durante o trabalho remoto é manter a sua equipe de funcionários produtiva.

Afinal, trabalhar no ambiente domiciliar é bem diferente do que dentro de uma empresa. Dessa forma, é necessário entender como orientar a sua equipe da melhor maneira possível.

Desse modo, é fundamental adotar uma série de medidas a fim de manter os seus funcionários ativos dentro de casa, se livrando de distrações e mantendo o foco em desempenhar as suas atividades diárias.

Portanto, conheça agora quais são as principais recomendações acerca do trabalho remoto e como manter a sua equipe produtiva.

Estabeleça uma rotina

Uma das principais recomendações para o trabalho remoto, também conhecido como home office, prática em alta no Brasil, é a implementação de uma rotina de horários.

Ou seja, é de extrema importância estabelecer um horário para começar o trabalho, para pausas como almoço e lanches e também para finalizar o dia.

Dessa maneira, uma prática bastante assertiva é manter, no home office, os mesmos horários adotados dentro da empresa.

Crie canais de comunicação com a sua equipe

Outra medida para gerir a sua equipe durante o isolamento social é manter um canal de comunicação com todos os funcionários.

Sendo assim, recomenda-se que o gestor faça reuniões diárias com a sua equipe, repassando todas as metas diárias e acompanhando o seu progresso, até que elas sejam concluídas.

Além disso, se os funcionários encontrarem dúvidas durante o desempenho de suas atividades, ele pode, pode meio de canais de comunicação direta, compartilhá-las com as demais pessoas da equipe.

Portanto, ferramentas como o Zoom, Skype e o Hangouts são de extrema importância para que todos os profissionais possam se comunicar abertamente.

Não se esqueça também que a utilização do WhatsApp também pode ser útil, já que permite o compartilhamento de arquivos, áudios e vídeos.

Prepare um ambiente de trabalho

Uma das recomendações mais valiosas que você pode dar para a sua equipe é que eles escolham um ambiente adequado para trabalhar.

O ambiente domiciliar pode oferecer inúmeras distrações para os seus funcionários como assistir televisão, gastar muito tempo nas redes sociais e realizar afazeres domésticos.

Desse modo, o ideal é procurar um lugar tranquilo, sem fluxo de pessoas constante e longe de distrações.

Além disso, deve-se evitar se alocar na própria cama ou sofá, uma vez que eles podem influenciar em uma possível queda de produtividade.

Mantenha-se preocupado com a sua equipe

Alguns funcionários da sua equipe conseguem lidar tranquilamente com a mudança de hábitos. No entanto, esse processo pode ser desconfortável para outros.

Ou seja, é indispensável que o gestor procure sempre estar em contato com a sua equipe, passando segurança e se importando com as suas dores.

É importante ressaltar que o gestor tem um papel fundamental na produtividade e empenho da sua equipe.

O trabalho remoto é a solução para manter sua empresa ativa

Diante do cenário que assola o mundo, o trabalho remoto se apresenta, sem sombra de dúvidas, como a melhor solução para que as empresas se mantenham ativas.

Se você ainda tem dúvidas se a sua empresa deve ou não implementar a prática no seu dia a dia, saiba que agora é o momento de tomar essa decisão.

Para mais dicas de como manter a sua empresa ativa e como lidar com o Coronavírus, acesse o nosso blog e leia os conteúdos disponíveis sobre o assunto.