21 fev 2020

Sua empresa está dando lucro ou prejuízo? Saiba como identificar

sua-empresa-está-dando-lucro-ou-prejuízo-saiba-como-identificar

Uma das situações mais comuns e que muitos empreendedores acabam se questionando é: Será que minha empresa está dando lucro ou prejuízo

Contudo, muitos destes profissionais não possuem conhecimentos técnicos, tornando-se, assim, difícil de identificar se a empresa está sendo lucrativa de verdade. 

Para que você também não se sinta perdido com questões relacionadas a este assunto, preparamos para o leitor, dicas de como identificar se sua empresa está dando lucro ou prejuízo. Confira! 

O que é lucro? 

Tanto o lucro como o prejuízo, são dados apontados pela Demonstração do Resultados do Exercício (DRE). Ou seja, correspondem a diferença entre a apuração de suas receitas com os custos e despesas de seu faturamento mensal. 

Desta forma, quando uma empresa apresenta lucro, quer dizer que ela obteve sobra em seu faturamento. Em contrapartida, quando ela apresenta prejuízo, significa que o valor de seus custos e despesas está sendo maior do que o seu faturamento. 

Mensure os seus resultados 

Qual seria a melhor ferramenta para identificar se sua empresa está dando lucro ou prejuízo? Muitos empreendedores tem a resposta em suas mãos. Contudo, ainda não compreendem a sua importância. 

A resposta de dessa pergunta é a análise de seus resultados financeiros e econômicos. Com base nestes dados, é possível mensurar a situação financeira da empresa, apontando quais são as despesas que o empreendedor está tendo capaz de esclarecer sua empresa está dando lucro ou prejuízo.

A mensuração de seus resultados irá contribuir a identificar quais estão sendo as falhas cometidas em sua gestão financeira. Além disso, será possível elaborar o ponto de equilíbrio para o negócio, visando uma melhoria econômica e, consequentemente, aumentando o seu lucro. 

 Entretanto, para ser seja possível mensurar os seus resultados de forma correta, será preciso elaborar uma análise de resultados periódica em sua empresa, confirmando se sua empresa está dando lucro ou prejuízo.

Aproveite para ler: A contabilidade como parceira na gestão de negócios

Organize suas despesas

Um dos primeiros passos a serem tomados pelo empreendedor, será descobrir qual o valor de sua operação. Desta forma, será preciso calcular todas as suas despesas como água, eletricidade, conta de internet, dentre outros tipos de despesas. 

Diante dessa necessidade, de identificar se sua empresa está dando lucro ou prejuízo, organizando o fluxo de caixa de seu empreendimento. 

Por meio do demonstrativo de fluxo de caixa, é possível realizar o controle financeiro e  obter uma visão mais completa da saúde financeiro do negócio. Além disso, ao realizar o controle do seu fluxo de caixa, o empreendedor conseguirá rastrear para qual o destino está indo o seu dinheiro e compreender se sua empresa está dando lucro ou prejuízo. 

Analise os gastos 

Outra tarefa importante que precisa ser desempenhada pelo empreendedor e seus gestores é analisar quais são os seus gastos, permitindo que estes profissionais possam entender a diferença entre as suas despesas fixas, bem como as suas variáveis. São elas: 

  • Despesas fixas:  como aluguel do imóvel, contas de internet, luz elétrica, água e etc. 
  • Despesas variáveis: frete de suas mercadorias, embalagens de seus produtos, matéria-prima e etc.

Além disso, também será preciso analisar o quanto está sendo investido como também os seus custos mensais. 

Desta forma, analisar corretamente os seus gastos, ajudará o empreendedor a tomar as melhores decisões para sua empresa bem como compreender se sua operação está tendo lucro ou prejuízo. 

Compreenda o seu faturamento 

Muitos empreendedores precisar se ater ao fato de que o seu faturamento mensal não significa dinheiro em caixa, muito menos dinheiro garantido em seu bolso. 

Sendo assim, é preciso compreender quais estão sendo as suas entradas, bem como quem são seus clientes inadimplentes.  Estes e outros fatores podem interferir no valor que o seu caixa tem a receber, transformando o seu número de vendas em um verdadeiro bolo de prejuízo. 

Desta forma, é fundamental que o empresário compreenda o quanto está recebendo por suas vendas e o quanto fica disponível em seu caixa. Outra dica importante é saber fazer o cálculo de sua margem de lucro de maneira correta.  

Proporcionando que tanto o empreendedor como os seus executivos possam compreender o seu faturamento, bem como se sua empresa está dando lucro ou prejuízo. 

Assim, podemos concluir que com base nas dicas que elencamos ao longo de nosso artigo, associado ao apoio de um profissional contábil, o empreendedor poderá se nortear e assim identificar com maior precisão como a sua empresa está se comportando no mercado. 

Descobrindo se ao longo de um determinado período sua empresa obteve lucro ou prejuízo.

Agora que você, leitor, já tem uma ideia melhor do que é o conceito de lucro que tal aprender um pouco mais sobre gestão de empresas? Acesse nosso blog  e fique por dentro de todas as nossas novidades e novos conteúdos.