É possível revisar tributos pagos por pequenas e médias empresas?

Descubra se é possível revisar tributos pagos por pequenas e médias empresas.

É normal que os empreendedores busquem formas de reduzir o pagamento de impostos em sua empresa. Contudo, o que muitos desconhecem são as formas lícitas de revisar tributos pagos e recuperá-los.

Pensando em como diminuir as dúvidas de nossos leitores e dos donos de pequenas e médias empresas, preparamos este conteúdo. 

Veja a seguir como revisar tributos pagos por estes modelos de empresas de forma legal e sem ser prejudicado pelo Fisco. Vamos lá?

 

Entenda como a Recuperação de Crédito pode ajudar a sua empresa

O processo de recuperação de crédito tributário tem se apresentado como uma das soluções mais eficazes para pequenas e médias empresas. 

Logo, oportunidades no âmbito tributário podem ser identificadas ao contar com o apoio de um profissional especializado.

Desta forma, a recuperação de crédito tributário tem como base a realização de uma análise em bases de cálculo, valor de alíquotas e também na apuração de impostos, dos últimos cinco anos. 

Aproveite para ler: PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PARA EMPRESAS DIGITAIS: CONHEÇA A IMPORTÂNCIA

 

O que é Compliance?

O termo “to comply” utilizado é de origem inglesa e pode ser traduzido como obediência às regras. 

Desta forma, o seu emprego no mundo empresarial pode ser compreendido como o cumprimento de leis e diretrizes. Sendo assim, um profissional especializado irá analisar os riscos de uma gestão, a fim de encontrar problemas que envolvem questões legais.

Em resumo, o compliance tributário irá atuar na rotina de uma empresa, identificando se os pagamentos de tributos estão sendo feitos conforme a norma, assim como a entrega de obrigações acessórias.

 

Compreenda a importância do Compliance Tributário no Brasil

Do ponto de vista fiscal e tributário, para a manutenção das pequenas e médias empresas, o compliance tributário possui um papel fundamental. 

Isso porque hoje, a carga tributária brasileira é composta por mais de 90 tributos, além de dezenas de obrigações acessórias. 

Hoje, estima-se que diariamente mais de 50 atos legislativos tributários são publicados. Portanto, além de contar com a orientação de um profissional especializado na gestão de pagamentos de tributos, também se torna essencial a sua atuação na comprovação do peso de cada tributo. 

Assim, para que consiga dar conta de todas as demandas com máxima eficiência, é fundamental que áreas como fiscal e tributária sejam otimizadas de forma estratégica para que a revisão tributos pagos por pequenas e médias empresas possa ser feita. 

Leia também: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA CONTABILIDADE DIGITAL PARA SUA EMPRESA

 

Recuperação de Crédito de acordo com as regras do Simples Nacional

Geralmente, as pequenas e médias empresas estão vinculadas ao regime tributário Simples Nacional. Deste modo, elas podem usufruir dos benefícios oferecidos pelo fisco. 

Contudo, não são todas as empresas que possuem conhecimento sobre as leis tributárias.

Logo, para conseguir usufruir dos créditos de revisão tributária de uma pequena ou média empresa, precisará contar com a orientação de um planejamento tributário. 

Isso porque, esta ferramenta será determinante na identificação de possíveis valores de restituição. Além de permitir a verificação do cumprimento de direitos dos devidos impostos pagos.

Em resumo, a prática de substituição tributária ocorre quando o Fisco determina que uma quantia deve ser ajustada sobre o cálculo de tributos.

 

Como fazer a revisão tributária e recuperar impostos pagos indevidamente no Simples Nacional?

Mesmo quem não ainda não empreende, já sabe da complexidade tributária dos processos em nosso país. 

Sendo assim, para que erros de interpretação sobre a legislação e arbitrariedade do Fisco não resultem no pagamento de imposto de forma indevida, é necessário buscar por maiores informações.

Isso porque, não existe uma Receita Federal benevolente, que irá devolver os tributos pagos a sua empresa de forma instantânea. 

Logo, a recuperação de impostos é um direito garantido ao contribuinte que pode e deve rever os impostos pagos de forma indevida durante determinado período. 

Portanto, se faz preciso contar com apoio de profissionais especializados em revisão tributária e recuperação de créditos tributários. Isso porque este tipo de tarefa é de cunho bastante complicado, exigindo assim um elevado grau de conhecimento técnico. 

Esperamos que o leitor tenha gostado deste conteúdo sobre a possibilidade de revisar tributos. Precisa de ajuda com o pagamento de imposto de sua empresa?

Entre em contato com um de nossos especialistas e tire toda as suas dúvidas!

Se você gostou do artigo, fique ligado em: DIVISÃO DE PATRIMÔNIO: COMO SEPARAR CONTAS PESSOAIS DA EMPRESA

É possível revisar tributos pagos por pequenas e médias empresas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo