10 jun 2020

Quero abrir uma empresa – Sociedade Limitada ou Empresa Individual?

abrir-uma-empresa

Sabemos que o sonho da grande metade de brasileiros é ter seu próprio negócio. No entanto, não basta apenas querer abrir uma empresa. Para tirar este sonho do papel, é preciso ter conhecimento de alguns pontos importantes.

Sendo assim, antes de dar o primeiro passo e empreender, é fundamental que cada profissional tenha conhecimento das possibilidades existentes e viáveis para seu empreendimento.

Confira a seguir algumas dicas de como abrir uma empresa e as principais diferença entre Sociedade limitada e empresa individual. Confira!

Quanto custa abrir uma empresa?

De acordo com os dados divulgados pela Firjan, para abrir uma empresa no Brasil é preciso, em média, cerca de R$ 2.038. Valor esse desembolsado em seu processo de abertura.

No entanto, este mesmo valor pode variar em até 274%, o que varia de acordo com cada estado.

Diante disso, o empresário precisa estar preparado para arcar com algumas despesas iniciais como aluguel de imóvel, reforma do estabelecimento, honorários de um profissional contábil, dentre outros. Todos eles deverão ser desembolsados antes mesmo da inauguração de seu empreendimento.

Aproveite para ler: Gestão de projetos – saiba como reduzir custos em sua empresa

Quais são os tipos de empresa

Veja a seguir quais são os tipos de empresas atualmente no Brasil:

 

  • Empresário Individual (EI);
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI);
  • Sociedade Limitada (LTDA);
  • Sociedade Anônima (SA).

 

Leia mais sobre: Quais os principais desafios de se empreender no brasil?

Principais diferenças entres os formatos de Sociedade Limitada e Empresa Individual

Em meio à tantos modelos, uma dúvida permeia a cabeça de muitos empreendedores. Afinal, qual o melhor modelo para meu negócio?

O foco do nosso artigo é explicar para o leitor as principais diferenças entre os modelos mais adotados em nosso país.

Veja a seguir um pouco mais sobre: Sociedade Limitada e Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.

Empresário individual (EI) x Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)

Caso o empreendedor deseja abrir uma empresa de forma individual, sem a existência da figura de um sócio, ele encontrará duas opções para sua escolha, sendo elas:

  • Empresário individual (EI);
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI).

Diante disso, ao se tornar um empresário individual, é possível abrir uma Microempresa (ME) ou uma Empresa de Pequeno Porte (EPP).

Desse modo, para formalizar todo o processo, é de fundamental importância a obtenção de um CNPJ. O que possibilita que o empresário recorra a linha de créditos como pessoa jurídica, como também a prestar serviços a órgão públicos.

No entanto, este modelo requer atenção a dois pontos importantes. Sendo o primeiro o fato de não exigir valor de capital mínimo, ponto este positivo, principalmente para quem não tem um capital alto de investimento.

O segundo diz respeito ao patrimônio de pessoa física, que passa a ser confundido com a pessoa jurídica.

Desse modo, o empreendedor passa a responder de forma legal e ilimitada por todos os prejuízos financeiros.

Já a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) é uma outra opção para quem deseja formalizar sua atividade empresarial de forma individual.

Entretendo ao contrário do modelo anterior, a sua responsabilidade será limitada sobre a empresa. No entanto, para abrir uma empresa neste modelo, o empresário precisará comprovar ter um capital de no mínimo 100 salários mínimos em vigor.

Sociedade Limitada (LTDA)

O terceiro modelo que apresentaremos em nosso artigo é o Sociedade Limitada (LTDA).

Este é um dos modelos mais adotados no país, principalmente devido a possibilidades de ter um ou mais sócios.

Além disso, cada membro da sociedade irá possuir responsabilidades financeiras limitadas, que poderão variar de acordo com o capital investido por cada um.

Desse modo, tanto as obrigações como as responsabilidades deverão ser estipuladas em formalizadas na elaboração do contrato social.

Confira: empreendedorismo feminino: as mulheres no mundo dos negócios

Qual o melhor modelo de empresa abrir?

Pretende abrir uma empresa, correto? Logo, busque conhecer cada tipo de empresa disponível antes de investir, de forma que possa identificar qual o modelo de negócio adequado.

Diante disso, como empreendedor, é possível optar por empreender de forma individual e assim obter maiores chances de alcançar seu empreendimento no mercado de maneira estratégica e estruturada.

Mas também é possível trabalhar em sociedade e assim receber apoio de um ou mais sócios, dividindo com eles suas obrigações, responsabilidades, medos e etc.

Esperamos que o leitor tenha gostado deste conteúdo. Precisa de ajuda para abrir sua empresa, seja ela Sociedade limitada ou empresa individual? Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas.

Confira nosso blog e aprenda com nossas dicas como melhorar a gestão financeira de sua empresa!