18 set 2019

Quais os principais impostos pagos pelas empresas?

principais impostos pagos pelas empresas

Os empreendedores sabem que o Brasil é um país difícil para empreender. Tem muita burocracia e altos impostos que dificultam cada vez mais a gestão da empresa.

E para uma empresa que está começando a lidar com todos esses impostos é difícil sem ajuda de um profissional de contabilidade. E lembrar desses tributos é mais difícil ainda.

Você sabe quais são os principais impostos pagos pelas empresas no Brasil? Esse artigo irá abordar os principais tributos nas esferas Federal, Estadual e Municipal.

Tributos Federais

Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ)

A declaração pode ser feita a cada três meses ou uma vez por ano. Esse imposto incide sobre a renda bruta das empresas, tendo algumas alíquotas diferentes.

Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF)

Como o próprio nome já diz, é o imposto que incide sobre a renda bruta de cada um de nós. Só podem cobrar de pessoas de R$28.559,70 por ano. Com alíquota varia de acordo com a renda da pessoa.

Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS)

Todas as empresas devem recolher o COFINS, a não ser aquelas que estão sobre o regime tributário do Simples Nacional. O imposto é para financiar programas de seguridade social, como previdência social e saúde pública.

As alíquotas variam de acordo com regime de lucros.

Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)

Outro imposto que incide para pessoas jurídicas (PJ) para que elas possam utilizar os programas de seguridade social. O valor a ser cobrado depende do valor final do lucro líquido antes do IRPJ.

Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)

Todos os meses do salário do trabalhador, desde que ele atue com carteira assinada, é depositado o Fundo de Garantia em uma conta nominal ao trabalhador em uma conta na CEF (Caixa Econômica Federal).

O valor pode ser sacado pelo funcionário mediante sua demissão ou em casos previstos em lei, como a compra da casa própria.

Programa de integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASED)

Também é descontado do salário do trabalhador, com carteira assinada. E funcionada do mesmo modo do que o FGTS.

Impostos de Importação (II)

Um imposto federal de incide sobre todos os produtos importados. Existe dois tipos de impostos de regime o simplificado e o regime de tributação especial.

Impostos sobre Produtos Industrializados (IPI)

Esse tributo federal deve ser cobrado pelos importadores ou comerciantes, donos de indústrias. Os impostos são tanto para as mercadorias importadas quanto para os produtos de fabricação nacional.

Tributos Estaduais

Impostos sobre a Propriedade de veículos automotores (IPVA)

Quaisquer tipos de veículos automotores devem recolher anualmente o tributo, sendo que a alíquota varia de estado para estado e com o valor do veículo.

Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)

Imposto estadual que incide sobre todas as mercadorias e serviços vendidos no Brasil. É recolhido pelas empresas que repassam ao consumidor. Lembrando que cada estado é livre para atribuir a alíquota que desejar sobre a circulação de mercadorias.

Tributos Municipais

Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU)

Imposto para os imóveis. Os valores das alíquotas também variam de cada estado e também de localidade.

Impostos sobre Serviços (ISS)

Impostos municipal recolhido pelas Prefeituras e pelo Governo Federal. Ele incide sobre a operações de serviços.

Gostou? Deixe um comentário abaixo! 👇

Leia outros artigos no nosso blog!

 📍 AJCD é uma contabilidade digital simplificada onde você tem mais tempo para a gestão do seu negócio.