Porque optar por uma contabilidade digital

25 de março de 2022
ContabilidadeServiços Contábeis

Você já ouviu falar em contabilidade digital? Este tem sido um assunto recorrente e bastante discutido em diversos meios.

Contudo se você imagina que contabilidade digital se resume apenas em trocas de e-mails entre a contabilidade e seus clientes você está totalmente enganado. Seu conceito vai além do atendimento online, ela possui planos ou pacotes com inúmeros tipos de serviços contábeis bem na palma de sua mão. 

Atualmente, por meio da internet é possível automatizar a rotina burocrática de uma empresa, auxiliando na resolução das tarefas diárias mais comuns de uma empresa.

Se você ainda possui duvidas e quer entender melhor como o seu uso pode ser benéfico para sua empresa, continue sua leitura que nós vamos esclarecer melhor essas e outras questões. Vamos lá?

Afinal o que é contabilidade digital?

A contabilidade digital pode ser caracterizada como a nova categoria dos serviços contábeis. Criada em 2015, esta alternativa otimiza o trabalho do profissional contábil e contribui para a melhora no cumprimento das obrigações legais como também no atendimento de qualidade a seus clientes, sempre através do modo online. 

Perceba que falamos em otimizar os processos e que nenhum momento estamos falando que a tecnologia agregada a esta profissão irá substituir os profissionais por computadores e algoritmos, como muitos contadores temiam no início dessas mudanças.

Leia também: Pensando em trocar de contador? Tudo o que você precisa saber.

Quais as principais diferenças entre contabilidade digital e a contabilidade online

Muitos empreendedores acabam confundido os serviços prestados por uma contabilidade digital e contabilidade online, devido aos dois modelos trabalharem com a automatização dos serviços contábeis.

Alguns serviços podem ser automatizados, no entanto outros possuem um maior nível de complexidade e por isso precisam ser realizados por meio de comandos manuais.

Contabilidade online

A contabilidade online, iniciou atendendo clientes específicos em sua base, inovando assim o cenário contábil e proporcionando uma maior participação e responsabilidade por parte do cliente.

Atualmente, existem diversas modelos de plataforma de contabilidade online, onde o cliente é orientado sobre quais documentos e dados são necessários para a realização de cada solicitação de serviços. E caso, algum documento não seja importando de forma correta ou esquecido será de inteira responsabilidade de seu usuário.

Contabilidade Digital

Em contrapartida, a contabilidade digital surgiu para aperfeiçoar o cenário atual. Automatizando os processos contribuindo no ganho de produtividade. Além disso é possível realizar o envio de guias de pagamentos, controle de obrigações e todas demais possibilidades que só a tecnologia GED oferece.

Ao contrário da contabilidade online, os clientes que opta pela contabilidade digital recebe orientação e auxilio de profissionais especializados.

Vantagens da contabilidade digital

Agora que você já aprendeu o que é uma contabilidade digital, vamos abordar os seus principais benefícios. Confira!

Aumento da produtividade

Através do auxílio de ferramentas que otimizam o processamento de dados em questão de minutos, o empreendedor consegue focar em outras atividades e assim aumentar sua produtividade.

Acesso fácil as informações

Umas das principais vantagens da contabilidade digital é o seu acesso instantâneo, as todas as informações financeiras de sua empresa.

Isto permite fazer o acompanhamento em tempo real das movimentações financeiras em sua conta bancaria, realizar o monitoramento do fluxo de caixa através das soluções de armazenamento de dados na nuvem.

Qualidade no atendimento

Outro importante benefício, é a melhora na qualidade de atendimento de seus serviços contábeis. Isso acontece por que o contador está sempre pronto e online para resolver possíveis duvidas e solicitações de seus clientes.

Mais segurança

A segurança de seus dados é uma grande dúvida dos consumidores e por hora o seu maior receio de adotar uma contabilidade digital. Contudo, ela conta com recursos que fazem a proteção de todos os dados enviados além de contar com a Lei Geral de Proteção de Dados.

Perspectivas de crescimento

Os empreendedores que optam pela contabilidade digital, desejam ver suas empresas crescerem de forma estruturada e assim aumentar sua capacidade de atendimento, lucratividade e etc.

Portanto através da consultoria de profissionais especializados e tendo todas as informações de sua empresa sobre controle é possível obter a saúde financeira para sua empresa que tanto deseja.

A contabilidade digital possui muitos benefícios que podem agregar a rotina de uma empresa. Se você está começando um negócio agora ou pretende mudar de contador saiba que a contabilidade digital pode ser uma boa opção.

Tenha uma contabilidade digital simplificada e ganhe mais tempo para a gestão de seu negócio!

Aqui na Cnpjotas, trabalhamos também com diversos outros serviços e soluções empresariais que podem te ajudar a obter resultados positivos. Confira tudo no nosso Hub de Negócios ou entre em contato com um especialista.

Gostou do artigo? Confira também nosso blog e nossas redes sociais para mais conteúdos como este. Continue lendo: Por que a AJCD se tornou Cnpjotas?

Assine a newsletter com conteúdo exclusivo diretamente no seu email

Não enviamos spam.


    Obrigado pela sua assinatura!
    Alguma coisa deu errado. Tente novamente mais tarde