A realização de um planejamento tributário é um dos passos mais importantes para o futuro de sucesso de uma empresa, principalmente para as que atuam com a prestação de serviços.
Hoje, o planejamento tributário para prestadores de serviços é visto como ferramenta eficaz na simplificação de um dos processos de recolhimento de impostos mais complexos do mundo.
Visto que o impacto tributário pode comprometer o desenvolvimento de muitas atividades empresariais, principalmente das pequenas empresas que não contam com apoio de um profissional especializado.
Continue fazendo sua leitura e aprenda com nossas dicas como o planejamento tributário para prestadores de serviços pode ajudar a sua empresa a trilhar um caminho de sucesso.
Planejamento tributário na prestação de serviços: por que é importante?
Primeiramente, para explicarmos a importância do planejamento tributário para prestadores de serviços, podemos iniciar nossa discussão, levantando três importantes questões.
- Você compreende o quanto sua empresa paga de impostos mensalmente?;
- Entende quais são os mecanismos tributários?;
- Sabe calcular corretamente os custos inseridos na formação de preço?
Caso sua resposta seja não para a maioria de nossas perguntas, saiba que sua empresa tem muito a ganhar com a elaboração de um planejamento tributário.
Isso porque, um estudo detalhado deverá ser aplicado sobre toda a sua atividade empresarial, identificando como a incidência de seus impostos afetam a gestão de sua empresa.
É o que possibilita uma visão ampla de seus resultados reais e direcionando estratégias que possibilitam uma redução de custos. Gerando assim uma maior economia.
Aprenda mais lendo: Por que 2021 pode ser um ótimo ano para abrir uma empresa?
Vantagens do plano tributário em serviços
Compartilharemos a seguir quais são as principais vantagens de criar um planejamento tributário para prestadores de serviços. Confira:
- Visão realista de carga tributária paga, assim como benefícios, abonos e isenções fiscais;
- Aproveitamento da estrutura tributária;
- Redução de gastos com pagamento de multas e juros;
- Maior entendimento sobre o impacto tributário;
- Auxílio no processo de precificação;
- Alcance de maior lucratividade;
- Melhora na operacionalidade de sua empresa;
- Estruturação de custos e preços de maneira assertiva.
Confira mais sobre: Planejamento orçamentário empresarial 2021: como elaborar?
Principais elementos de um planejamento tributário
Ao elaborar um bom planejamento tributário para prestadores de serviços, é preciso que o empresário se atente a dois elementos cruciais. Sendo eles:
- A formação de um plano;
- As especificidades do segmento de serviços.
Estes dois passos, a princípio, podem parecer óbvios. No entanto, não se trata apenas de criar um documento e pronto.
Estamos falando da criação de uma importante ferramenta que contribuirá para uma compreensão ampla do cenário atual de uma empresa. Possibilitando a criação de objetivos e metas, assim como meios para seu alcance.
Em segundo lugar, quando o assunto é tributação para o segmento de serviços, é de fundamental importância se manter atento ao Impostos sobre Serviços (ISS).
Este é um imposto integrante da estrutura tributária municipal e, portanto, possui alíquotas e a sua forma de recolhimento poderá variar, de acordo com cada município.
Desta forma, ao emitir uma nota fiscal, o prestador de serviço deverá fazer o recolhimento do ISS, conforme as normas municipais no qual está sediado.
Além disso, também é preciso ter conhecimento acerca dos tributos federais pagos, que no caso são: PIS, COFINS, CSLL e IRPJ.
Não se esqueça também de curtir as nossas redes sociais e compartilhar o nosso conteúdo!
Confira também: Fluxo de Caixa: Como essa ferramenta pode auxiliar no crescimento do seu negócio