Entenda como o planejamento tributário ajuda a enxugar os custos em sua empresa

Descubra a importância de um planejamento tributário.

Você, leitor, sabe como o planejamento tributário pode ser utilizado para enxugar os custos de uma empresa?

Ao montar uma empresa, é preciso se manter atento aos diversos desafios presentes no do dia a dia do empresário brasieliro. Dentre eles, se manter em dia com todas as obrigações tributárias é um ponto de enorme importância.

Dessa forma, o desenvolvimento de um planejamento tributário promove uma série de vantagens para a gestão tributária de uma empresa.

Isso porque, a sua implementação contribui para o cumprimento de todas as obrigações tributárias de uma empresa, além de proporcionar uma maior economia.

Mas, ainda hoje, é possível encontrar empresários que não compreendem a sua importância, deixando de lado a implementação de uma ferramenta tributária eficiente.

Pensando neste assunto, nós, da AJCD, elaboramos este conteúdo. Leia com atenção e aprenda como um planejamento tributário pode ajudar a enxugar os custos de sua empresa. 

O que é o planejamento tributário?

O planejamento tributário é uma ferramenta indispensável durante o desenvolvimento de gestão tributária assertiva.

Também conhecido como elisão fiscal, a sua adoção tem como principal objetivo   proporcionar uma maior economia tributária.

Estamos falando de uma série de estudos e estratégias implementadas na gestão tributária de um negócio. O foco principal é a redução de carga tributária cobrada sobre o desenvolvimento de atividade empresarial.

Na prática, a sua elaboração deve ser compreendida como um elemento fundamental para que toda e qualquer empresa possa se desenvolver no mercado de maneira saudável e estruturada.

Por que devo elaborar um planejamento tributário?

O planejamento tributário é uma ferramenta indicada para empresas de todos os modelos de negócio, independente de seu tamanho.

Isso porque, um empresário precisa estar apto para lidar com questões tributárias desde o momento de abertura de uma empresa, com a emissão de um CNPJ. Ao longo desta etapa, será necessário realizar o correto enquadramento tributário.

Ressaltamos que esta escolha deve ser feita com apoio de um profissional contábil responsável  e que tenha conhecimento técnico sobre como deve ser feito o recolhimento de impostos.

Estima-se que o pagamento de impostos represente 30% das receitas auferidas de uma empresa. Sendo assim, é preciso buscar por estratégias legais que contribuam na redução de seus  valores.

Sendo assim, o planejamento tributário traz consigo uma série de benefícios para uma empresa:

  • Redução dos custos tributários;
  • Evita que a empresa seja autuada pelo Fisco;
  • Aumenta a competitividade de uma empresa;
  • Permite o correto enquadramento tributário da empresa;
  • Mantém uma empresa em dia com todas as suas obrigações.

Aproveite para acompanhar: Controle financeiro: Como fazer uma boa gestão de custos?

Como o planejamento tributário ajuda a enxugar custos?

Ao longo de nosso conteúdo, o leitor pode conhecer quais são os principais benefícios de um planejamento tributário. Tendo como um dos mais importantes a redução de custos que ele proporciona.

Na prática, qual empreendedor não gostaria de economizar? Mas atenção, antes de adotar qualquer estratégia, é preciso lembrar que o conceito de elisão fiscal difere da evasão fiscal, estratégia essa criminal, que pode trazer sérios prejuízos financeiros.

1. Correto enquadramento tributário

A escolha do enquadramento tributário deve ser feita no processo de abertura. No entanto, o empresário também pode fazer a sua alteração no início de cada ano-calendário.

Isso porque, o recolhimento de impostos de maneira indevida acaba gerando um grande prejuízo financeiro para o seu caixa.

Veja a seguir quais são os tipos de regime tributário:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Deste modo, o planejamento tributário auxiliará o empreendedor na escolha do correto enquadramento tributário. O que possibilita que a empresa se desenvolva de maneira saudável, sem que a cobrança de sua carga tributária possa prejudicar a sua estruturação.

2. Conformidade fiscal

Sabemos que, ao empreender, muitos profissionais não possuem conhecimentos sobre impacto tributário que incide sobre suas empresas.

O que faz com que seja comum encontrar modelos de negócios que não fazem o pagamento de seus impostos de maneira correta, podendo assim apresentar problemas com a lei.

Dessa forma, a falta de um planejamento tributário pode fazer com que o empresário tenha aumentos em suas despesas com o pagamento de multas e juros.

Agora que você já conseguiu compreender que estamos falando de uma ferramenta indispensável para a sua empresa, o que está esperando para colocá-la em prática?

Nesse momento, conte com o apoio de especialistas no assunto! Conte com a AJCD Contabilidade Digital para abrir sua empresa sem burocracia!

Se você gostou do artigo, fique ligado em como o: PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PARA EMPRESAS DIGITAIS: CONHEÇA A IMPORTÂNCIA

Não se esqueça também de curtir as nossas redes sociais e compartilhar o nosso conteúdo com os seus amigos!

Entenda como o planejamento tributário ajuda a enxugar os custos em sua empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo