Planejamento orçamentário empresarial 2021: como elaborar?

Confira a seguir quais são os passos iniciais para elaborar o planejamento orçamentário empresarial 2021 para sua empresa. Vamos lá?

O planejamento orçamentário para 2021 já está pronto em sua empresa? Caso ainda desconheça sua importância, saiba que este é um importante documento, que contribui para que uma empresa se desenvolva de forma saudável. 

De acordo com o Sebrae, uma das principais causas do fracasso das empresas no Brasil é a falta de planejamento. Sendo assim, toda dedicação é pouca quando o assunto é gerir corretamente o orçamento empresarial de uma empresa.

Confira a seguir quais são os passos iniciais para elaborar o planejamento orçamentário empresarial 2021 para sua empresa. Vamos lá?

Invista em uma cultura data driven

A projeção de um orçamento não é feita simplesmente do nada. Isso porque ele deverá ser montado, tendo a compreensão de todo o cenário empresarial. Desta forma, será preciso analisar o maior volume de dados de maneira precisa.

Isso significa que valores de referências para receitas e despesas deverão ser apurados e extraídos por meio de um relatório.

Ressaltamos que as decisões a serem tomadas durante a elaboração de um planejamento orçamentário empresarial não devem ser tomadas considerando somente as experiências de seus gestores.

Defina metas e objetivos

A apuração de dados implica em seu tratamento. Ou seja, é preciso transformá-los em informação, para que assim possam ser úteis nas tomadas de decisões. 

Além disso, outro benefício do tratamento de dados é que, uma vez organizados, possibilitam o alinhamento de metas e objetivos a serem trabalhados.

Imagine que a DRE de sua empresa apontou gastos acima do previsto com ICMS no último período de exercício analisado. Dessa forma, seus gestores optaram por reajustar o seu orçamento no seguinte sentido: 

  • Reduzir o número de fornecedores de outros estados;
  • Aumentar o controle sobre o transporte de mercadorias;
  • Adotar estratégias que resultem na elisão fiscal. 

Diante destes fatores, poderá ser alinhado novas metas que tangenciam as partes operacionais, fiscal e tributária.

Aproveite para ler também: Planejamento tributário para empresas digitais: Conheça a importância

Trabalhe com dados anuais

Seu negócio está no mercado há mais de dois anos? Caso sua resposta seja sim, você já possui o registro mínimo de receitas e despesas que podem ajudar na estruturação de seu planejamento orçamentário 2021.

Deste modo, o seu planejamento deverá partir dos dados financeiros e contábeis de seus anos anteriores.

Assim, terá uma ideia mais ampla de quais setores e atividades precisam realizar cortes e em quais poderão ser feitos investimentos.

Alinhe o orçamento de cada setor

O setor de uma empresa opera com um orçamento próprio, que por sua vez compõe o planejamento orçamentário 2021 como um todo.

Diante disso, a projeção de orçamentos setoriais devem ser elaboradas conforme o seu planejamento estratégico. Considerando assim os planos táticos e operacionais de cada setor. 

Sendo assim, o empreendedor poderá definir adequadamente os budgets de cada área. 

Confira também: É possível pagar menos impostos? A importância do planejamento tributário para sua empresa

Discrimine receitas e despesas

Após alinhar cada um dos passos anteriores, o empreendedor precisará se ater a descriminação de suas despesas e receitas.

Um pouco acima falamos da importância de identificá-las nos últimos anos de exercício. No entanto, agora nos dedicaremos a explicar como o empreendedor deverá trabalhar com as receitas e custos de sua empresa como um todo. 

Primeiramente, é preciso compreender quais são os seus custos fixos, assim como os que apresentam variações de acordo com a sua produção, podendo aumentar ou diminuir. 

Por exemplo, imagine que sua empresa aumente o número de pedidos sobre uma determinada mercadoria, devido ao seu aumento na demanda. Neste cenário, haverá um aumento nos custos como fornecedores, pagamento de impostos, gestão de estoque e etc.

Avalie e realinhe

A principal finalidade de um orçamento empresarial é servir como ferramenta na instrução do controle e gestão. Garantindo assim a saúde financeira de sua empresa, possibilitando que sua atividade se mantenha de forma próspera.

Desta forma, é de fundamental importância que seja realizado uma análise periódica, confirmando assim que os objetivos traçados estão sendo de fatos seguidos. 

Além disso, também é importante se manter atento a realização de uma mensuração de resultados, o que permitirá uma melhora contínua. 

Assim, consideramos que o planejamento orçamentário 2021 servirá como um ponto de partida para que o empreendedor possa implementar melhorias em sua empresa.

Ficou claro o quão importante é elaborar um planejamento orçamentário para sua empresa? Conte sempre com apoio de profissionais especializados para que sua empresa possa se destacar no mercado.

Somos uma contabilidade digital e podemos ajudar na integração de seus processos. Você não precisará se preocupar em guardar, organizar e mandar notas fiscais e documentos físicos para seu contador.

Fale hoje mesmo com um de nossos consultores. Se você gostou do artigo, fique ligado em: DIVISÃO DE PATRIMÔNIO: COMO SEPARAR CONTAS PESSOAIS DA EMPRESA

Planejamento orçamentário empresarial 2021: como elaborar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo