Planejamento financeiro para médicos: entenda a importância

Descubra como é feito o planejamento financeiro para médicos.

O planejamento financeiro para médicos é de suma importância para alavancar os resultados de uma clínica ou consultório.

Planejar corretamente a área financeira de uma empresa é uma atividade crucial, principalmente para os empresários que desejam trilhar uma vida bem-sucedida.

E, quando se trata dos profissionais médicos que decidem empreender, este não é um fator de diferença.

Isso porque, é comum que profissionais da saúde tenham uma vida empresarial movimentada. Uma vez que precisam se dividir entre um plantão e outro.

Deseja entender a importância e como montar um planejamento financeiro para médicos? Leia com atenção este nosso conteúdo e tire todas as suas dúvidas.

Cenário financeiro e o porquê elaborar um planejamento financeiro para médicos

Atualmente, cerca de 9 milhões de brasileiros possuem dívidas. Sendo que 18% desse total possui até 20 anos de idade e está com o CPF com inadimplências.

Dessa forma, a maior parte dos profissionais da saúde também se encontram em um cenário de caos financeiro. Onde boa parte desses profissionais não possuem conhecimentos acerca de uma gestão financeira eficiente.

O excesso da jornada de trabalho reduz consideravelmente o tempo de lazer e o convívio com familiares. Como resultado, aumentam os níveis de estresse que impactam diretamente na capacidade de trabalho.

Mas se você, leitor, é médico e sonha em conquistar uma carreira de sucesso, confira nossas dicas a seguir!

Dicas para o planejamento financeiro para médicos

Sem sombra de dúvidas, o planejamento financeiro para médicos é uma ferramenta indispensável na área da saúde.

Desta maneira, confira a seguir os principais passos para você, médico, cuidar das suas finanças com maior assertividade. Vamos lá?

Identifique detalhadamente os seus rendimentos 

Você, médico, precisa aprender a identificar com maior exatidão o quanto está sendo o seu rendimento.

Isso porque, partindo desse passo, outras etapas poderão ser cumpridas, resultando na elaboração de um planejamento financeiro para médicos mais assertivo.

No entanto, é comum que a maioria dos profissionais da saúde não tenham um bom controle e, com isso, muitos desconhecem o quanto ganham. Isso ocorre porque, normalmente, além do salário fixo, também possuem rendimentos variáveis, que dependem do número de plantões.

Dessa forma, essa variante pode implicar diretamente no valor de impostos a serem pagos, podendo ser mais ou menos. Logo, causam uma enorme confusão sobre qual o valor real dos rendimentos mensais de um médico.

Aproveite para ler um pouco mais sobre: Médicos e Dentistas podem ser MEI?

Identifique todos os gastos mensais

Compreende-se aqui como gastos mensais todos os gastos fixos, variáveis e dívidas atuais.

Sendo assim, o gasto mensal de um médico em seu planejamento financeiro deve ser compreendido como o quanto foi utilizado de sua renda ao longo do mês.

Ou seja, no planejamento financeiro para médicos, é preciso descrever todas as suas despesas fixas, como mensalidades de dívidas fixas como celular, internet, cursos. Além disso, também é preciso incluir os gastos como novos projetos e ações.

Proteja o seu patrimônio pessoal 

Caso o profissional possua carro ou casa, o cenário ideal é elaborar um planejamento financeiro para médicos, que proteja o seu patrimônio por meio da contratação de um seguro.

Mas o leitor pode estar se perguntando: afinal, o que isso tem haver com a criação de um planejamento?

Essa é uma importante estratégia a ser implementada, uma vez que, caso haja uma instabilidade financeira, os itens acima não serão prejudicados, uma vez que estão protegidos pelo seguro.

Leia também: Regularização de Clínicas e Consultórios: Entenda a Importância e como fazer

Planeje suas finanças e cuide da sua saúde financeira

Por último, antes de cuidar da saúde das pessoas, é preciso que o médico cuide da sua saúde e com a financeira não seria diferente.

Mais do que ganhar muito dinheiro, é preciso saber administrá-lo. Para isso, conte com o suporte de um serviço especializado!

Na busca de alcançar melhores resultados, o empresário pode recorrer ao apoio de profissionais especializados. Deseja compreender melhor este modelo de serviço? 

Entre em contato com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas!

Nós, da AJCD Contabilidade, aplicamos a Contabilidade Consultiva para gerar resultados positivos para a sua empresa.

Se você gostou do artigo, fique ligado em: É possível revisar tributos pagos por pequenas e médias empresas?

Além disso, não se esqueça de seguir as nossas redes sociais e compartilhar o nosso conteúdo com os seus amigos!

Planejamento financeiro para médicos: entenda a importância

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo