20 jul 2020

Pagamento de Impostos: Como saber se sua empresa está pagando corretamente?

pagamento-de-impostos

Você, empreendedor, na hora do pagamento de impostos, sabe se a sua empresa está pagando os seus impostos corretamente?

Um empreendedor precisa estar atento desde o momento de escolha do regime tributário adequado para seu modelo de negócio, até as parametrizações dos impostos incididos sobre a comercialização de serviços ou produtos.

Isso porque diversos fatores podem influenciar o pagamento de impostos de uma empresa.

Confira o nosso artigo a seguir e aprenda como saber se sua empresa está pagando corretamente os seus impostos.

Escolha do CNAE

O primeiro passo será fazer a escolha do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). Deste modo, o empresário deve optar pela opção correspondente à sua atividade principal e secundária.

Sendo que a escolha do CNAE correto determinará qual o regime tributário adequado para o modelo de negócio.

No entanto, é bastante comum, durante a abertura de pequenas empresas, abertas sem planejamento prévio, a escolha de CNAE ser feita de forma incorreta.

Nestes casos, a empresa pode acabar sendo prejudicada e perder certos benefícios como, por exemplo, ser enquadrada em um regime incorreto e ter uma cobrança de carga tributária além do devido.

Enquadramento Tributário

A escolha correta do regime tributária poder ser um verdadeiro divisor de águas para um empreendimento. Isto porque o enquadramento correto permite que uma empresa gere um maior lucro.

A grande maioria das empresas brasileiras estão enquadradas no regime Simples Nacional. No entanto, durante a elaboração do plano de negócios para uma empresa, é possível simular cenários ideais nos regimes Lucro Presumido ou Lucro Real.

A escolha pelo regime de tributação correto deve ser feita no início de cada ano-calendário, até o dia 31 de janeiro.

Além disso, o enquadramento correto permite que a empresa reduza custos e despesas, promovendo assim uma maior economia.

Aproveite para ler mais sobre: SAIBA TUDO SOBRE O PRONAMPE: PROGRAMA NACIONAL DE APOIO ÀS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

Parametrização dos impostos dos produtos

Quando o assunto é pagamento indevido de impostos, a parametrização dos impostos é, com certeza, uma das maiores armadilhas que o empreendedor pode ser pego. Isso porque, quando feita de forma incorreta, a parametrização das variáveis de CFOP, NCM, Unidades de Compra e Venda, Origem, pode afetar a correta tributação de suas vendas.

Sendo assim, ao preencher uma nota fiscal, é preciso ter bastante atenção em cada campo

Sendo que, caso valores sejam inseridos de forma incorreta, poderá fazer com que a empresa tenha que realizar um pagamento de impostos maior do que o necessário.

Aprenda mais, lendo: QUAIS ATIVIDADES SÃO PASSÍVEIS DE SEREM TERCEIRIZADAS VIA BPO FINANCEIRO?

Parametrização dos impostos de Serviços Prestados

Já no caso dos prestadores de serviços, é fundamental conhecer cada um dos campos a serem preenchidos, na Nota Fiscal de Serviço.

Uma vez que, cometido uma parametrização incorreta, seja ao inserir o código do serviço ou nas retenções nas notas de serviços prestados, os prejuízos financeiros podem ser significativos.

São impostos pagos pelo empreendedor prestador de serviços:

  • Retenção de IRRF;
  • A retenção de INSS;
  • Retenção dos Impostos Federais- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e da Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS/PASEP);
  • Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS);

Sabemos que não é fácil passar um pente fino em todas as operações financeiras de uma empresa, a fim de verificar quais pagamentos de impostos está sendo feitos de forma incorreta.

Desse modo, o melhor remédio é contar com apoio de um profissional contábil. Somente este profissional poderá realizar um diagnóstico fiscal completo em toda a sua estrutura, permitindo analisar desde o registro do CNAE, enquadramento tributários, e também análise o processo de venda de serviços e produtos.

Além disso, com o apoio deste profissional, é possível promover a recuperação de impostos pagos de forma indevida.

Esperamos que o leitor tenha gostado deste conteúdo. Precisa de ajuda com o pagamento de imposto de sua empresaEntre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas e tire toda as suas dúvidas!

Confira nossas redes sociais e nosso blog e aprenda com dicas como: Prestação de serviços: como empreender nesse segmento?