18 nov 2019

Negócios Sustentáveis: Aprenda como crescer de forma estruturada

negocios-sustentaveis-aprenda-a-crescer

Umas principais perguntas que tiram o sono de qualquer gestor é: como fazer sua empresa crescer e assim aumentar as suas chances de sucesso?

Conforme aponta uma pesquisa realizada pelo Sebrae, 23,4% das empresas acabam encerrando as suas atividades em até dois anos. Diante disso, a busca por um crescimento sustentável deve ser feita de maneira organizada, por meio de estratégias eficientes, que possam contribuir para o crescimento saudável de sua empresa e solidificação em seu mercado.

Quer saber mais sobre como estruturar o crescimento de sua empresa de forma sustentável e estruturada? Continue sua leitura!

O que são Negócios Sustentáveis?

Negócios Sustentáveis são empresas que buscam atingir o seu crescimento de forma saudável. Desta forma, é evitado realizar o seu crescimento de forma incorreta, sem que comprometa a saúde financeira e econômica de sua empresa.

Como criar um negócio sustentável

Existem algumas etapas que podem ser seguidas para que todo o processo de expansão aconteça de  forma segura e orientada, a fim de assim conseguir alcançar melhores resultados. Veja a seguir!

Elabore os processos

A primeira etapa será elaborar um planejamento de crescimento, que contribua na  orientação de suas projeções, como, por exemplo, suas metas e objetivos  a serem alcançados a curto e longo prazo.

Para que consiga obter um melhor controle, busque otimizar e padronizar todos os processos internos.  Você pode iniciar pelo atendimento ao cliente, estabelecendo assim  um roteiro com boas práticas, que devem ser seguidos por todos os seus colaboradores, como também para os processos de gestão financeira, análise de dados, gestão de pessoas, etc.

Projete a escalabilidade de sua empresa

O conceito de escalabilidade está relacionado a capacidade que um negócio possui de se adaptar às mudanças de mercado. Portanto, este princípio está relacionado diretamente com o crescimento sustentável.

Veja abaixo um pequeno exemplo:

Imagine que a empresa seja uma academia. Se seu principal objetivo for expandir, ela terá que dobrar o seu investimento atual, e logo precisará dobrar também quantidade de seus equipamentos, aumentar o número de colaboradores e também o seu espaço físico. Do ponto de vista inicial, não será possível projetar a escalabilidade deste negócio.

Contudo, abrir uma rede franquias pode ser a melhor opção de seu empreendimento e tendo como resultado positivo a geração de renda passiva para seu negócio. Dessa maneira, contribuindo também para que o empreendedor possa se dedicar mais a sua empresa, pois cada nova unidade terá um gestor responsável e  este será o responsável pelo controle financeiro e econômico de sua franquia e ainda irá repassar parte do faturamento.

Controle os custos

Caso a expansão de seu negócio seja feita de maneira não sustentável, poderá acabar gerando prejuízos ao setor financeiro, deixando a sua empresa sem recursos necessários, que contribuirão diretamente para o seu crescimento.

Diante disso, nunca se esqueça de realizar o controle financeiro do seu fluxo de caixa, acompanhando diariamente todas as suas entradas e saídas.

Por meio da realização do controle de custos, será possível adotar estratégias que contribuem para a economia de seu empreendimento, como, por exemplo, o uso consciente da energia elétrica e água.  Por meio dessas e outras medidas, será possível realizar uma redução dos custos desnecessário.

Quais são os principais benefícios do negócio sustentável?

Planejar o crescimento sustentável para o seu negócio será extremamente positivo para a geração de lucro de seu negócio.  Preparamos para você os principais os benefícios, que podem ajudar o seu negócio a crescer de forma sustentável:   

Aumento de rentabilidade

Quando o crescimento de uma empresa acontece de forma sustentável, a sua demanda de serviços também irá aumentar. Contudo, por meio do controle financeiro, o aumento de seus custos não irá acontecer de forma irregular.  O que significa que você estará  contribuindo para o aumento de sua rentabilidade e lucratividade, sem que o seu negócio precise fazer gastos excessivos.

Aumento da segurança

Por meio da consolidação do cenário de seu negócio, é possível trabalhar a rentabilidade, bem como o seu desempenho. E se preparar para as mudanças e instabilidades constantes no mercado, como, por exemplo, as quedas sazonais e possíveis para emergências empresariais.

Diferenciação do mercado

Quanto mais uma empresa crescer, maior será o seu destaque com os clientes, certo? Por meio do crescimento sustentável, essa relação se torna cada vez mais intensa. Principalmente, porque o seu crescimento não está sendo feito de maneira temporária, e  sim, de forma constante por meio do seu plano de expansão.

As estratégias abordadas para a atração de novos clientes está diretamente ligada ao fator de crescimento de uma empresa no mercado bem como o seu diferencial.  Diante disso, vale considerar como a sua marca está trabalhando a visibilidade de seu negócio no mercado.

Portanto, quando o assunto for crescimento sustentável de um negócio, é preciso estudar  todos os fatores que poderão influenciar de forma positiva ou, até mesmo negativa, em seu crescimento e para elaborar um bom plano de crescimento. Sendo assim, os negócios sustentáveis conseguem prosperar de formar contínua e segura.

Deseja ler mais dicas e sugestões que podem te ajudar a  melhorar a gestão de seu negócio? Acesse o nosso blog e fique por dentro dos nossos conteúdos.