Médicos podem abrir empresa em endereço residencial?

medicos-empresa-endereco-residencial

Abrir um CNPJ é uma alternativa bastante vantajosa para os profissionais da saúde, como  médicos. Entretanto, existem muitos custos envolvidos nesta operação. Um deles, são os gastos envolvendo o aluguel de uma sala ou espaço para atendimento. 

A vista disso, muitos médicos se perguntam se não seria possível realizar o atendimento em casa. Será que isso é mesmo possível? Sim, o médico pode abrir uma empresa e realizar os atendimentos em casa

Porém, é preciso entender bem como este esquema funciona para não cometer nenhuma irregularidade. Então, leia este artigo até o final e veja quais são os requisitos para que os médicos possam abrir empresa em endereço residencial

Acompanhe com a gente e tire suas dúvidas! 

Confira também: INSS para Profissionais da Saúde: tudo que você precisa saber

Médicos podem abrir empresa em endereço residencial?

E a resposta é sim, os médicos podem abrir empresa em endereço residencial. Porém, existe um detalhe. O médico não pode atender clientes no local.

É isso mesmo, abrir empresa em endereço residencial só é permitida para médicos que vão trabalhar nos hospitais, clínicas ou outros locais externos.

Ou seja, o médico que atende exclusivamente empresas pode sim abrir empresa em endereço residencial. Mas se for atender clientes, é preciso que o endereço atenda todos os requisitos que a legislação exige.

O médico é obrigado a abrir empresa?

O médico, geralmente não é obrigado a abrir empresa, mas já mencionamos que os hospitais e planos de saúde vêm exigindo cada vez mais que o médico tenha CNPJ para poder emitir nota fiscal. Assim, no momento de criação da Pessoa Jurídica, ele pode usar o endereço de casa para concluir o cadastro. 

Se depois dessas informações você, médico, ainda possuir interesse de abrir empresa em endereço residencial, leia o próximo tópico e veja os tipos de empresas que poderá adotar para o seu negócio. 

Tipos de jurídicos mais indicados para médicos 

A escolha da natureza jurídica deve ser analisada com bastante cuidado e ajuda profissional, pois irá definir uma série de obrigações, leis e determinará a participação de sócios. São indicados para os médicos as naturezas jurídicas: 

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli)

A Eireli é formada por um único sócio, o que significa que o médico será o único dono da empresa. Este modelo não precisa da participação de outros sócios, não há limite de faturamento anual. E ainda, permite o uso do regime tributário Simples Nacional, onde o recolhimento de impostos é feito de forma simplificada. 

Entre as desvantagens podemos destacar que o médico não poderá ter mais de uma registrada em seu nome. Além disso, o capital mínimo da empresa deve ser de 100 vezes o valor do salário mínimo vigente. 

Este valor é calculado no momento do registro e o médico também pode utilizar quaisquer tipos de bens a fim de atingir a exigência. 

Sociedade entre médicos com responsabilidade limitada ao capital (LTDA)

LTDA é a abreviação da palavra limitada, portanto trata-se de uma Sociedade Limitada. O nome faz referência a uma das características que determinam o modelo. O fato das  responsabilidades de cada sócio ficarem limitadas ao quanto cada parte investiu na empresa. 

Hoje, a sociedade limitada é a mais utilizada no país. Os principais motivos são o fato de ser mais simples do que uma S/A e de oferecer proteção ao patrimônio pessoal dos sócios. 

No caso da empresa falir, o patrimônio de cada um dos sócios fica protegido, pois não pode ser confundido considerado bem da empresa. 

EIRELI ou LTDA?

Abrir uma EIRELI no início da carreira de um médico pode ser difícil, já que o profissional deve arcar com um alto valor. 

Por outro lado, uma empresa LTDA não exige valor fixo, mas é preciso ter ao menos um sócio.

Cada médico pode colocar na balança as vantagens e desvantagens antes de decidir, mas lembre-se: é aconselhável ouvir a opinião de um especialista na área ou contratar serviço.

Leia também: Planejamento financeiro para médicos: entenda a importância

Quanto tempo demora para o médico abrir sua empresa?

Geralmente o período máximo para abertura de uma empresa é de 30 dias. Porém, este tempo irá variar de acordo com a região de cada pessoa. Esse processo pode ser feito em menos tempo caso em sua cidade ou estado haja algum sistema unificado de abertura de empresa. 

Para abrir a sua empresa sem perder tempo e dinheiro, entre em contato com a  AJCD Contabilidade Digital e conheça os serviços de Contabilidade Digital para Médicos e Clínicas Médicas.

E para acompanhar as novidades, siga as nossas redes sociais e conheça nosso blog para ler mais artigos como este. 

É médico e vai começar o seu próprio negócio? Veja aqui outras dúvidas comuns:Médico pessoa jurídica: porquê e quando seguir esse regime

Médicos podem abrir empresa em endereço residencial?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo