10 fev 2020

Lucratividade e rentabilidade: Entenda as diferenças!

lucratividade-e-rentabilidade-entenda-as-diferencas

A gestão de uma empresa, não é uma atividade nada fácil. Em diversos momentos o empreendedor se depara com conceitos técnicos no qual não possui expertise. Como o conceito de lucratividade e rentabilidade, que podem confundir os empreendedores com seu significado.

A fim, de ajudar você, leitor, a entender melhor o que é lucratividade e rentabilidade, como também suas principais diferenças, preparamos rico conteúdo. Acompanhe!

O que é lucratividade?

A lucratividade pode ser compreendida como uma ferramenta que aponta o quanto uma empresa ganha ao vender um produto ou um serviço. Contudo, o preço final apresentado ao consumidor não é totalmente atribuído à empresa, já que parte do valor de venda será usado para cobrir os gastos com  a mão de obra, fabricação, estrutura ou compra. 

Deste modo, parte do dinheiro recebido é destinado a pagar o processo que levou até a venda para o público. 

Também é sugerido que, além de conferir a sua lucratividade, a empresa compare os seus resultados com os de empreendimentos do mesmo segmento para observar se são semelhantes à média do mercado. De maneira geral, quanto maior for a lucratividade, melhor para o negócio.

Sendo assim, a fórmula é constituída por:

Lucratividade= lucro líquido x 100/receita total

Para esclarecer, a receita bruta consiste na soma das entradas antes que qualquer desconto aplicado. Já o lucro líquido é corresponde ao valor que sobra depois dos descontos devidos.

O que é rentabilidade? 

A rentabilidade está associada  a cada tipo de investimento  e quanto de retorno é possível proporcionar para a empresa. Esse conceito, normalmente, é confundido com o conceito da lucratividade. Contudo, necessita que seja feita uma análise mais abrangente diante de cada cenário e plano de ações estratégicas. 

Com o intuito de compreender se uma empresa ou um item é rentável, é necessário entender se os ganhos superam o investimento realizado no estoque do produto, se for na empresa, o investimento realizado no próprio negócio.

Além disso, ter um giro em vendas não significa que sua operação está sendo rentável, pois a oferta de preços baixos podem camuflar o seu faturamento.  

Assim, a rentabilidade contém, na base de seu cálculo, como na lucratividade, o lucro líquido. 

A fórmula para encontrar o valor da rentabilidade é:

Rentabilidade= lucro líquido x 100/ investimento

Pensando no contexto empresarial, a rentabilidade pode despertar o interesse dos investidores. Entretanto, para ser rentável, a receita de uma empresa necessita ser maior que seus custos fixos e despesas.

Saiba quais as diferenças entre lucratividade e a rentabilidade

Como já abordado, a lucratividade e a rentabilidade são usadas para conferir diferentes fatores relacionados à operação da empresa.

Um resultado positivo pode camuflar um índice negativo e, por isso, é importante dar atenção a todos os indicadores e avaliá-los sempre com o fim de melhorar os processos e as ações da empresa.

Os dois conceitos, rentabilidade e lucratividade, estão associados também aos resultados financeiros da empresa. Um item que fica durante muito tempo no estoque possui sua rentabilidade comprometida. Já a receita obtida com as vendas vai indicar sobre como a lucratividade.

Deste modo, entender se um investimento teve um retorno ou não positivo é uma visão geral, abrangendo uma percepção relacionada à rentabilidade de uma empresa.

Assim, busque se atualizar sempre sobre as definições dos conceitos e a forma de realizar os cálculos, já que muitas vezes não são difíceis quanto pode parecer. Também é indicado que você procure uma ajuda de um profissional contábil, para que tenha toda a assistência sobre os conceitos e como implantar a lucratividade e rentabilidade.

A partir da lucratividade e rentabilidade, é possível conferir qual é o panorama financeiro da empresa e, depois, se necessário, desenvolver ações para aperfeiçoar os processos e promover a melhoria da rentabilidade e lucratividade do negócio.

Por fim, é necessário saber sobre a diferença entre os conceitos é essencial para que possua uma boa avaliação da empresa.

Caso ainda possua qualquer dúvida, conte com a AJCD Contabilidade Digital! Nosso suporte é realizado de forma prática, por telefone ou WhatsApp diretamente com nossos profissionais, para proporcionar rapidez, agilidade e transparência aos nossos serviços. A contabilidade digital permite mais rapidez, segurança e agilidade na troca de informações.

Gostou do conteúdo? Procure saber mais em nosso blog. Leia também o texto Contabilidade digital ou tradicional: qual o melhor para o meu negócio?