Lucratividade e rentabilidade: quais são as diferenças?

Leia nosso conteúdo e entenda as principais diferenças entre lucratividade e rentabilidade. Aproveite e tire todas as suas dúvidas!

Qual empreendedor nunca esteve em dúvidas se a sua empresa estava dando lucro e obtendo resultados positivos?

Desta forma, é de fundamental importância compreender os conceitos de lucratividade e rentabilidade. Isso porque, ambos os conceitos possuem características que os diferenciam durante a gestão de seu negócio.

Deseja aprender um pouco mais sobre estes dois conceitos cruciais para uma gestão financeira assertiva?

Leia nosso conteúdo e entenda as principais diferenças entre lucratividade e rentabilidade. 

Qual a diferença entre lucratividade e rentabilidade?

Geralmente, quando um empresário pensa em lucratividade e rentabilidade, ele associa a ideia de ganho. No entanto, estes são diferentes indicadores que auxiliam na análise dos resultados de um negócio.

A definição de lucratividade e rentabilidade está relacionada ao lucro líquido. Dessa forma, quando um empreendedor subtrai dos valores de suas vendas, os seus custos fixos, despesas variáveis, devoluções e tributos do total de receitas, ele encontra o valor do lucro líquido, ou saldo negativos de suas vendas.

Imagine que sua empresa teve uma receita total de 10 mil reais no mês, mas apresentou um gasto geral de 8 mil. Deste modo, o seu lucro líquido foi de R$2 mil.

O que é lucratividade?

A lucratividade de uma empresa é um indicador associado ao lucro líquido e à receita total de uma empresa. Ele aponta qual o ganho de uma empresa em relação às suas vendas realizadas, conforme o período de análise.

Sendo assim, a lucratividade pode ser percebida pela porcentagem sobre a receita bruta. Logo, a sua fórmula se apresenta como:

Lucro líquido ÷ receita total x 100

Seguindo estes dados, podemos exemplificar o lucro líquido por meio do seguinte cálculo: 2.000 ÷ 10.000 x 100 = 20%.

Aprenda mais lendo: Planejamento orçamentário empresarial 2021: como elaborar?

O que é rentabilidade?

A rentabilidade é um indicador financeiro de retorno de investimento. Ou seja, a rentabilidade está relacionada ao lucro do valor investido pela empresa, durante determinado período.

A fórmula de rentabilidade é a seguinte:

Lucro líquido ÷ investimento no negócio x 100.

Vamos a um exemplo prático: Laura possui uma poupança de 25 mil reais e pretende abrir sua própria empresa, para que seu negócio possa ter lucro líquido de 2,5 mil reais mensal. 

Seguindo este raciocínio e utilizando a fórmula de rentabilidade, conseguimos saber que a sua rentabilidade será de 10%.

O cálculo de rentabilidade auxilia o empreendedor na avaliação de custo de oportunidade de abertura de negócio.

Leia mais sobre: Planejamento Tributário para Prestadores de Serviços Dicas essenciais para o sucesso

Importância de conhecer a lucratividade e rentabilidade

Como o leitor pode perceber, a diferença entre os conceitos de lucratividade e rentabilidade são de fundamental importância. Isso porque, eles orientarão a apuração e análise dos resultados de um negócio.

Sendo assim, avaliar somente a lucratividade ou apenas a rentabilidade, pode fazer com que um gestor tenha a falsa impressão sobre o desenvolvimento de seu negócio no mercado. 

Portanto, para medir corretamente ambos os indicadores, é possível contar com apoio de um sistema de gestão.

Assim, de nada adiantará um negócio apresentar bastante lucro, se os seus investimentos não apresentarem um bom retorno.

Desta forma, fazer uma avaliação correta permitirá que o empreendedor trabalhe estas duas variáveis de forma mais precisa, permitindo tomadas de decisões mais assertivas. 

Como avaliar a lucratividade e rentabilidade

Você sabia que um negócio rentável pode não ser um negócio lucrativo? Os conceitos de lucratividade e rentabilidade são importantes para a avaliação da saúde financeira de um negócio.

Uma empresa pode apresentar um resultado rentável, sem ser lucrativa. No entanto, mesmo que este seja um retorno positivo dos investimentos feitos, o custo de suas operações ainda pode estar alto.

Além disso, existem os períodos de sazonalidade de vendas, que acabam exigindo que um empreendedor faça um investimento elevado. Como resultado, para alcançar uma boa lucratividade, será preciso trabalhar estratégias bastante atrativas. 

A título de concluir, em um cenário ideal, é fundamental que um gestor busque pelo equilíbrio entre cada um destes indicadores. Desta forma, a sua empresa conseguirá cobrir os custos, gerar lucro e ainda ter um bom retorno de seus investimentos.

Esperamos que o leitor tenha gostado deste conteúdo sobre a importância da lucratividade e rentabilidade. Precisa de ajuda com a gestão financeira de sua empresa?

Entre em contato com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas! Nós, da AJCD Contabilidade, aplicamos a Contabilidade Consultiva para gerar resultados positivos para a sua empresa.

Se você gostou do artigo, fique ligado em: É possível revisar tributos pagos por pequenas e médias empresas?

Aproveite para curtir as nossas redes sociais e compartilhar o nosso conteúdo com os seus amigos!

Lucratividade e rentabilidade: quais são as diferenças?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo