Infoproduto no Lucro Presumido: Saiba como ter sucesso no seu negócio

Pagar menos de 6% na tributação de um infoproduto é uma prática que vem sendo adotada por vários empreendedores dentro do mercado digital.

Pagar menos de 6% na tributação de um infoproduto é uma prática que vem sendo adotada por vários empreendedores dentro do mercado digital. Diante disso, vamos esclarecer neste artigo tudo o que você precisa saber em relação a essa prática.

Neste conteúdo, você vai entender como tudo isso é embasado e quais são os cuidados que você precisa ter.

Primeiramente, para isso acontecer, as empresas precisam entender como devem trabalhar o infoproduto no lucro presumido. Saiba como ter sucesso no seu negócio.

Quais os fatores devemos considerar?

Quando o assunto é infoproduto e como chegar em uma tributação menor, é preciso caracterizar uma empresa como comércio e, para caracterizar, é preciso colocar uma atividade específica.

Isso porque, essas empresas, nesse processo de transformação, passam a adotar códigos relativos ao comércio e edição de livros, além das atividades comuns que elas teriam antes para infoproduto como venda de cursos e etc.

Só que, nesse aspecto, as atividades abaixo estariam sujeitas ao recolhimento do ICMS.

Dentre os serviços, temos a tributação do ISS e, no comércio, a tributação do ICMS.

Mas, para fazer sentido e para que pague abaixo de 6% – hipoteticamente estamos falando de 5,93% – você não pode pagar o ICMS e, para não pagar o ICMS, ao colocar a sua empresa como “editora de livros”, você teria como vantagem a questão da vendas de e-books.

Confira mais sobre: 5 RESPOSTAS QUE SÓ A CONTABILIDADE TEM PARA O SEU NEGÓCIO

Pontos de atenção

Existem alguns pontos de atenção, nos quais todo empreendedor deve se manter atento quando o assunto é tributação de um infoproduto:

  • Conceito de Infoproduto;
  • Código de atividade de livros;
  • Imunidade;
  • Desenquadramento;
  • Concentração de endereço.

Logo, é de fundamental importância contar com apoio de um profissional contábil para a elaboração de um planejamento tributário que vise a redução tributária de sua empresa. 

Vale a pena fazer uma tributação?

Em determinados casos, pode não valer a pena. Isso porque, mesmo que a alíquota possa chegar até 16%, ainda temos a questão da alíquota efetiva. Muitas vezes, ao comparar uma empresa que está com uma alíquota, por exemplo, de 10%, você tem uma situação que, às vezes, não é favorável e não vale tanto a pena assim.

Quando você não tem segurança jurídica, coloca um problema para debaixo do tapete, e um dia isso pode revelar seus problemas.

Sendo assim, o que você precisa entender é que, se porventura, pode entrar numa situação que o fisco simplesmente descaracterize a operação.

Portanto, a recomendação é sempre contar com apoio de um profissional especializado e que possa ser qualificado para isso. Desta forma, se torna possível contar com o apoio e orientação específica sobre os riscos e vantagens da tributação de um infoproduto no Lucro Presumido

Aprenda mais com: INTELIGÊNCIA TRIBUTÁRIA: COMO MELHORAR A GESTÃO TRIBUTÁRIA

Quais são as vantagens de contratar uma contabilidade?

A questão que você tem que levar em consideração é: e se tiver algum tipo de problema? Você precisa ter um respaldo.

Primeiramente, deverá ser feito um planejamento tributário e estudado cada caso. A fim de que novas estratégias possam ser incorporadas à gestão financeira e contábil da empresa, aumentando a eficiência em seu controle e reduzindo seus custos.

Aqui na AJCD, temos diversos planos que possuem serviços de contabilidade online, escrituração fiscal, recursos humanos e uma assinatura gratuita no sistema de gestão ContaAzul. Tudo isso proporciona produtividade, segurança e organização financeira.

Gostou do nosso conteúdo? Em caso de dúvidas entre em contato com nossos especialistas e receba todo apoio necessário.

Confira nossas redes sociais e nosso blog e aprenda com dicas como: É POSSÍVEL REVISAR TRIBUTOS PAGOS POR PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS?

Infoproduto no Lucro Presumido: Saiba como ter sucesso no seu negócio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo