17 jul 2020

Sistemas para gestão financeira de escolas e instituições de ensino

sistemas-para-gestao-financeira-de-escolas

A gestão financeira de escolas e instituições de ensino tem como base um conjunto de ações que envolvem o controle de atividades financeiras, a otimização de rendimentos, análises e planejamentos que visam otimizar os processos presentes na rotina de uma instituição de ensino.

Sendo assim, com a avanço das tecnologias, o uso de sistemas para a gestão financeiras de escolas e instituições de ensino tem influenciado diretamente no aumento de qualidade do ensino. 

Falaremos a seguir como investir na adoção de sistema de gestão escolar contribui no crescimento, planejamento e organização da instituição de ensino. Vamos lá?

 

Como garantir uma boa gestão financeira de escolas e instituições de ensino?

É exatamente a realização de uma boa gestão financeira escolar que irá assegurar que uma instituição de ensino tenha uma sólida estrutura pedagógica.

Isso porque vale lembrar que escolas, faculdades e creches são consideradas como empresas. Desta forma, devem ser geridas por profissionais que possuam qualificações devidas.

Sendo assim, igualmente aos demais modelos de empresa, uma escola também precisa elaborar um planejamento estratégico. Contudo, no âmbito escolar, esta ferramenta de gestão é conhecida como Projeto Político Pedagógico (PPP). 

Desse modo, uma parte deste documento apontará como a gestão financeira escolar deve ser feita. O que direciona assim quais recursos devem ser utilizados de acordo com cada objetivo.

 

Quais são os principais sistemas de gestão financeira escolar

Atualmente, existem diferentes sistemas de gestão financeira escolar disponíveis no mercado. Conheça os principais:

 

Proesc.com

Este molde de sistema, o Proesc.com, é umas das ferramentas mais completas  para a realização da gestão financeira escolar. Isto porque ele facilita o desenvolvimento de atividade administrativas, financeiras e pedagógicas de uma instituição. 

Além disso, ele promove integração com o sistema da secretaria da educação, o que possibilita que ele seja adotado em escolas de ensino público e privado. 

 

Galax Pay

O sistema de pagamento Galax Pay permite escolas recebam o pagamento recorrente de suas mensalidades. Uma vez que ele permite que a cobrança seja feita na forma de boleto bancário ou via cartão de crédito.

Desse modo, ele permite o aprimoramento da gestão financeira escolar, otimizando os seus processos.

Com isso, entre as principais vantagens deste tipo de sistemas estão: redução no cancelamento das matrículas, baixa automática de boletos, emissão de notas fiscais, dentre outros. 

 

Zeropaper QuickBooks

O Zeropaper QuickBooks também poder ser usado como sistemas para a gestão financeiras de escolas e instituições de ensino. Esta é uma excelente ferramenta que auxilia, principalmente, no controle do fluxo de caixa.

Dessa forma, ele permite a elaboração de relatórios financeiros de forma prática e ágil, acesso aos dados de forma remota, por meio do armazenamento em nuvem. 

Além disso, ele possui versão mobile, o que auxilia que o gestor tenha uma visão das finanças escolares em qualquer lugar. 

 

Tagplus

O sistema para a gestão financeiras de escolas e instituições de ensino Tagplus foi criado para ajudar os gestores com a gestão financeira, tornando mais fácil e eficaz. 

Este modelo de sistema permite fazer a emissão de NF-e, possui modelo financeiros, permite a gestão de estoque e insumos e a geração de relatórios. 

Além disso, o Tagplus possui um excelente custo benefício para escolas e instituições de ensino.

 

ContaAzul

O sistema de gestão financeira ContaAzul permite organizar todas as finanças escolares de forma online. O que possibilita mais tempo para que os gestores foquem no desenvolvimento de suas atividades pedagógicas. 

Além disso, ele possibilita realizações e ações como conciliações bancárias, automatização da gestão financeira, integração contábil, dentre outras possibilidades. 

 

MarketUP

O maktup é um sistema de gestão financeira totalmente gratuito e online. Possui ferramentas de uso simples e práticos que podem ajudar o gestor escolar na hora de acompanhar as finanças escolares.

Dessa maneira, ele contribui para que o profissional tenha uma visão mais ampla de sua saúde financeira. O que permite consultar movimentações de caixa, acessar receitas e também suas despesas. 

Por fim, podemos concluir que a adoção de sistema para a gestão financeiras de escolas e instituições de ensino contribui para tornar seus processos mais eficazes e promissores.

Se você, leitor, conhece ou utiliza alguma ferramenta de gestão financeira que não citamos, por aqui. Divida conosco em nosso campo de comentários 

Gostou de nossas dicas? Acesse nosso blog e leia outros conteúdo que podem te ajudar a aprimorar a sua gestão.