Gestão Financeira para Dentistas: Saiba como fazer

Descubra como fazer a gestão financeira para dentistas.

2-Gestão Financeira para Dentistas: Saiba como fazer-AJCD

A realização de uma gestão financeira é uma habilidade cada vez mais desejada e cobrada de um empresário que deseja ter sucesso em seu mercado.

Isso porque, independentemente da área na qual esteja atuando, é possível notar que os empresários vêm buscando preparar suas finanças de forma estruturada, a fim de evitar períodos de adversidade.

Deste modo, no ramo de odontologia, é preciso abordar a ideia de gestão financeira para dentistas. Uma vez que, o seu conceito possibilita a adoção de práticas e estratégias que auxiliam na promoção de uma maior economia.

Pensando em auxiliar na implementação da gestão financeira para dentistas, preparamos este conteúdo. Confira a seguir e aprenda como fazer. 

Por que investir em gestão financeira para dentista?

Segundo um estudo do IBGE, cerca de 27% das empresas encerram as suas atividades ainda no primeiro ano de desenvolvimento em seu mercado.

Dentre os principais problemas enfrentados pelos empresários, a ausência de uma gestão financeira eficiente se apresenta como o principal.

Logo, se faz importante que o profissional de odontologia, ao montar o seu consultório, evite fazer parte dessas estatísticas.

Para que isso ocorra, é preciso investir na realização de uma gestão financeira eficiente. Confira a seguir, quais são os principais fatores a serem adotados:

Planejamento

O primeiro passo é elaborar um planejamento. Isso porque, a abertura de um consultório odontológico implica no recolhimento de uma série de custos, como por exemplo:

  • Aluguel de imóvel;
  • Pagamento de salários;
  • Compra de equipamentos;
  • Gastos com compra de instrumentos;
  • Manutenção;
  • Dentre outros. 

Diante disso, contar com um bom planejamento financeiro e tributário auxiliará na compreensão de seu cenário atual, assim como o melhor momento para novos investimentos.

Precaução

Toda e qualquer empresa pode acabar apresentando períodos de instabilidade econômica, podendo ocorrer imprevistos de difícil superação financeira.

Sendo assim, caso o empresário não esteja preparado e com a sua gestão financeira para dentistas em dia, o seu prejuízo poderá ser maior ainda, dificultando assim a sua recuperação.

Aprenda lendo: Imposto de renda para Dentistas – Tudo que você precisa saber

Avaliação de resultados

Como é possível saber se a contratação de funcionário, na realização de um novo investimento, trará resultados positivos?

A resposta para essa dúvida está na realização de uma gestão financeira para dentistas assertiva e estruturada.

Isso porque, ao expandir seus serviços aumentando a equipe ou expandindo o seu consultório, a questão econômica não deve ser o único ponto a ser avaliado, apesar de ser um aspecto bastante significativo.

Além disso, confira um pouco mais sobre: Dicas de Plataformas para atuar com Telemedicina

Como fazer uma boa gestão financeira para dentista

A realização de uma gestão financeira é uma atividade de controle diário e que exige bastante comprometimento.

Confira a seguir os pontos de alto grau de importância e que podem ajudar no desenvolvimento de sua empresa.

  • Sempre controle suas receitas e suas despesas;
  • Use a tecnologia a seu favor e garanta uma boa gestão financeira do consultório odontológico;
  • Dê atenção ao valor da hora clínica;
  • Mantenha o estoque atualizado e controlado;
  • Cumpra as obrigações financeiras;
  • Não misture as finanças pessoais com as do consultório. 

Esperamos que nosso conteúdo auxilie os leitores a compreender como deve ser feita a gestão financeira para dentistas. Possui dúvidas e precisa de ajuda com a gestão de sua empresa?

Entre em contato com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas! Nós, da AJCD Contabilidade, aplicamos a Contabilidade Consultiva para gerar resultados positivos para a sua empresa.

Se você gostou do artigo, fique ligado em: É possível revisar tributos pagos por pequenas e médias empresas? Aproveite para curtir as nossas redes sociais e compartilhar o nosso conteúdo com os seus amigos!

Gestão Financeira para Dentistas: Saiba como fazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo