Como realizar a gestão financeira de clínicas médicas?

gestao-financeira-de-clínicas-medicas

Fazer a gestão financeira de clínicas médicas e consultórios de forma assertiva é fundamental para todo empresário que deseja garantir a lucratividade de sua instituição. Logo, este deve ser também o mantra de todos os gestores na área da saúde.

Isso porque, os profissionais deste setor devem buscar por maneiras que contribuam para melhorar a eficiência de seus consultórios, a fim de não apresentarem problemas no futuro.

Quer entender melhor este assunto? Leia com atenção o nosso artigo e aprenda como fazer uma gestão financeira de clínicas médicas eficiente. Vamos lá?

O que é a gestão financeira de clínicas médicas?

Quando o assunto é a realização de uma gestão financeira pessoal, logo pensamos em como será utilizado nosso salário, quais serão as contas a pagar, assim como no quanto poderá ser guardado, caso haja uma emergência futura.

Dessa forma, quando se trata da gestão financeira de clínicas médicas, será preciso considerar diferentes pontos, como por exemplo, o controle do fluxo de caixa, a movimentação de gastos, a implementação de um bom planejamento, dentre outros.

Neste sentido, é importante observar que o controle financeiro precisa ser feito de forma impecável, a fim de garantir que todas as contas sejam pagas na data de vencimento.

Aproveite para ler também: Regularização de Clínicas e Consultórios: Entenda a Importância e como fazer.

Quais as vantagens da gestão financeira de clínicas médicas para o paciente?

Por meio de uma gestão financeira de clínicas médicas, se torna possível promover um atendimento mais organizado, que tenha o foco nos cuidados à saúde de cada paciente.

Deste modo, é possível ter mais dinheiro circulando em seu caixa, abrindo as portas para ter mais capital para investimentos.

Como os profissionais da saúde já sabem, uma grande parcela dos pacientes vão em busca de cuidados médicos quando sentem algum desconforto físico. Logo, para que essa pessoa se sinta acolhida, é preciso investir em uma estrutura física acolhedora.

Pode-se dizer que, na realização de gestão financeira de clínicas médicas, é preciso entender a capacidade que esta atividade tem de alavancar um negócio no mercado.

Leia mais sobre: Entenda como o planejamento tributário ajuda a enxugar os custos em sua empresa

10 dicas para gestão financeira de clínicas e consultórios médicos

A seguir, iremos compartilhar uma sequência de dicas que poderão te auxiliar na realização de uma gestão financeira de clínica médicas e consultórios:

  1. Faça o planejamento financeiro da sua clínica;
  2. Trace metas e objetivos para a sua clínica médica;
  3. Analise os principais indicadores de desempenho; 
  4. Faça o fluxo de caixa corretamente;
  5. Analise o custo da sua hora de trabalho;
  6. Faça a projeção de gastos e lucros;
  7. Fique atento a tabela TUSS;
  8. Emita notas fiscais;
  9. Preste atenção aos impostos;
  10. Sistema de gestão administrativa e financeira de clínicas e consultórios.

Além disso, aprenda lendo sobre o seguinte assunto: Médicos e Dentistas podem ser MEI?

A importância de uma boa gestão financeira para clínicas médicas

Em meio às diversas dificuldades enfrentadas pelos profissionais que atuam na área da saúde, muitos encontram obstáculos para gerir uma empresa de forma assertiva. Isso porque, a sua formação profissional não possui este enfoque.

Deste modo, para aqueles que sonham em empreender e abrir sua própria clínica, buscar pelo apoio de profissionais especializados é fundamental.

Isso porque, é comum que, em meio a uma agenda apertada, muitos profissionais da saúde acabam deixando de lado a gestão de seus consultórios.

Desta forma, como resultado, dificilmente terão o controle de seus gastos, ganhos ou se estão tendo lucro ou prejuízos.

No entanto, essas informações são essenciais para o sucesso de qualquer clínica, pois a compreensão permitirá que o gestor continue atendendo seus pacientes da melhor maneira possível.

Agora que você já conseguiu compreender como fazer uma gestão financeira de clínicas médicas e consultórios de forma eficiente, o que está esperando para colocá-la em prática?

Nesse momento, conte com o apoio de especialistas no assunto! Conte com a AJCD Contabilidade Digital para abrir sua empresa sem burocracia!

Se você gostou do artigo, fique ligado em como o: PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PARA EMPRESAS DIGITAIS: CONHEÇA A IMPORTÂNCIA

Não se esqueça também de curtir as nossas redes sociais e compartilhar o nosso conteúdo com os seus amigos!

Como realizar a gestão financeira de clínicas médicas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo