19 dez 2019

Gestão de capital humano: Como criar uma equipe de sucesso

gestao-de-capital-humano

Atualmente, as empresas estão passando por profundas modificações e necessitam adaptar seus processos, diante de seus desafios, tanto externos, quanto internos.

Pensando neste contexto, a gestão do capital humano é considerada um grande diferencial para os empreendimentos.

Dessa forma, é muito importante que os gestores tenham uma relação de parceria com o setor de Recursos Humanos. Isso porque é de responsabilidade do Recursos Humanos realizar as etapas de atração, retenção e desenvolvimento dos colaboradores, conforme a demanda dos líderes.

Abordando esse assunto, confira a seguir sobre a gestão de capital humano e sugestões para criar uma equipe de colaboradores de sucesso. Confira!

Capital Humano: o que é?

Quando falamos sobre capital, sempre remetemos aos aspectos econômicos. Entretanto, ao pensar na área dos recursos humanos, o termo se refere a todo o potencial que a empresa detém, por meio de conhecimentos, experiências e habilidades dos seus colaboradores, para transformar o resultado em ganho financeiro.

Está expressão exprime, tanto as capacidades e as possibilidades que os funcionários agregam a empresa em:

  • Nível econômico e estratégico;
  • Diferenciais criativos;
  • Conhecimento e inovação.

Capital Humano: Como gerir de forma eficiente?

O setor de Recursos Humanos se transformou em uma área extremamente estratégica. Contando sempre com ótimos profissionais que saibam identificar, motivar e reter os melhores talentos, sendo responsável por proporcionar oportunidades de aprendizado que vá contribuir para o desenvolvimento crescente de suas capacidades.

Comparado há alguns anos, as pessoas desejavam ter um emprego para toda a vida, atualmente elas buscam as diversas experiências e o aprimoramento de diferentes habilidades.

Os colaboradores veem as empresas de forma diferente, enxergando como uma boa oportunidade, mas não como a única.

Capital Humano: Como colocar em prática?

Considerando a importância desse tema, tanto para as empresas quanto para seus gestores, listamos para você, algumas sugestões sobre como fazer a gestão do capital humano.

Processos de recrutamento

Os gestores necessitam especificar qual o perfil de profissional que tem em comum com sua equipe, tanto em relação às competências, habilidades e atitudes, quanto nos valores e a missão que seja indispensável para a atuação.

Dessa maneira, o setor de RH aponta para a operação de recrutamento e seleção, com o fim de atrair e reter talentos que sejam mais prováveis a se integrar e agregar valor ao negócio, sendo algo fundamental para formar times qualificados. Além deste ponto, aprimorar esse processo ajuda na diminuição da rotatividade e consolidação da empresa. 

Plano de carreira

É indispensável que a empresa possua um plano de carreira a fim de estimular os profissionais de alta performance, que gostam de desafios e desejam ser valorizados e crescer em suas carreiras.

Com o plano de carreira, o colaborador irá estar mais engajado, pois entende qual posição está e sabe qual ponto quer chegar. Dessa maneira, além de direcionar qual a meta a ser atingida, o profissional poderá focar em seu trabalho sem a sensação de competitividade, pois não verá seus colegas de trabalho como concorrentes, mas como parte fundamental para o crescimento em conjunto.

Feedback sempre

O feedback é uma das ferramentas de grande relevância para que o profissional entenda quais são os seus acertos e como pode atingir seu ponto de melhoria e poder focar seus esforços para aprimorar ainda mais seu desempenho.

O feedback aos líderes dos times também deve ocorrer. Assim, o líder tem que se mostrar aberto a receber o feedback dos colaboradores e procurar melhorias para suas estratégias de gestão, juntamente com a sua equipe. Isso faz com que essa comunicação se torne fontes de melhoria crescente e não geradoras de problemas.

Desta maneira, é importante saber que o feedback é uma ferramenta que possibilita criar soluções. Uma sugestão é sempre dizer um ponto positivo antes de levantar o tema sobre a melhoria, mostrando que o colaborador é valorizado e que o feedback é usado de forma que ele cresça como profissional e não se sinta inferiorizado ou ameaçado.

Dessa forma, ao realizar o planejamento do capital humano em conjunto ao RH, o gestor consegue montar equipes de sucesso que venham contribuir para o crescimento e competitividade da empresa. Conte-nos sua opinião sobre o artigo. Leia mais em nosso blog e aproveite para ler: A contabilidade como parceira na gestão de negócios. Siga nossas redes sociais.