21 abr 2020

Geração de caixa: um plano para quando parecer que não há alternativas

geracao-de-caixa

Geralmente, o período de crise é marcado pelo número de empresas que acabam declarando falência, devido a falta de capital para manter suas operações ativas. Evidenciando a falta de preparo de muitos empreendedores em gerir o controle financeiro de seus estabelecimentos e não conhecer conceitos como a geração de caixa.

Desse modo, é essencial que, mesmo durante períodos de crise, as empresas busquem alternativas que contribuam para a melhoria de suas receitas.

Dessa forma, elas podem, ao fim de cada mês, honrar com todos os seus pagamentos. 

Quer saber como se preparar a sua empresa para um momento de instabilidade financeira? Leia nosso artigo e aprenda agora mesmo a importância da geração de caixa e como uma gestão eficiente pode ajudar a minimizar os impactos de uma recessão econômica. Confira!

 

Geração de caixa: o que é? 

Compreende-se como geração de caixa a capacidade que uma empresa possui em arcar com as suas responsabilidades financeiras como por exemplo, pagamento de funcionários, fornecedores, despesas, tributos, impostos e etc. 

Em suma, é uma análise capaz de indicar se uma empresa possui caixa suficiente para pagar todas as suas operações durante determinado período.

Neste caso, toda a movimentação financeira da empresa é analisada, ou seja, todas as entradas e saídas de dinheiro. Desse modo, toda a venda de produtos, serviços e ativos.

Entretanto, muitos empreendedores, por não possuírem conhecimento técnicos específicos, acabam cometendo um pequeno engano, que é confundir o seu lucro líquido obtido com a sua geração de caixa.

Sendo assim, é primordial que nosso leitor saiba diferenciar estes dois conceitos.

Dessa forma, entendemos como lucro líquido a diferença resultante do faturamento obtido por meio da venda de seus produtos e o custo total gerado. 

Já a geração de caixa, é vista como a capacidade financeira de uma empresa em conseguir pagar as suas despesas e custos mensais.

 

Por que a geração de caixa é importante?

Por meio de uma gestão financeira eficiente, é possível implementar a geração de caixa para que assim consiga acompanhar o seu fluxo de caixa, identificando se o mesmo se apresenta positivo ou negativo. 

Diante disso, é possível se preparar de forma estratégica para que o empreendimento possa se manter financeiramente estável, minimizando assim os efeitos de uma crise. 

Listamos a seguir, as principais vantagens da geração de caixa, são elas:

  • Capacidade de honrar de todas as dívidas existentes (empréstimos e financiamentos);
  •  Possibilita fazer investimentos de forma orientada; 
  • Indica quais são as despesas mensais;
  • Permite fazer projeções do faturamento; 

Dicas de como melhorar a geração de caixa de sua empresa 

Para que uma empresa possa se desenvolver de forma saudável, será preciso estar sempre atento a sua gestão, aplicando sempre novas soluções.

Sendo assim, também se torna essencial fazer melhorias na geração de caixa, para que assim ela possa se tornar mais assertiva, contribuindo diretamente no alcance de melhores resultados. 

 

Monitore o seu faturamento e controle o fluxo de caixa

Ter um controle eficiente do faturamento mensal é essencial para que seja feito melhorias no fluxo de caixa de um negócio.

Portanto, todo empresário precisa se manter atento e monitorar periodicamente o faturamento de seu empreendimento, evitando assim prejuízos financeiros e até mesmo a sua falência. 

Mantenha a margem de contribuição positiva

Manter a margem de contribuição sempre positiva é o desejo de muitos empreendedores. Para que isso ocorra, será preciso manter a gestão financeira sempre organizada. 

Desse modo, busque fazer redução de custos e despesas desnecessários nos setores que não estão apresentando lucro ou rentabilidade para a empresa.

Implemente processo de retenção de clientes 

Por diversas vezes, ouvimos profissionais falarem da importância das estratégias de atração e novos clientes e como elas contribuem para o aumento no faturamento.

Entretanto, acabam esquecendo de um processo mais barato para um empreendimento e de importância igual o de atração, que na verdade é o de retenção de clientes. 

Portanto, é fundamental que o empreendedor elabore estratégias que engajem os seus clientes a voltarem a consumir os seus produtos. 

Por fim, podemos afirmar que a geração de caixa, possui um papel fundamental para o desenvolvimento das empresas. 

Gostou de nosso conteúdo? Acesse o nosso blog e confira mais artigos como este!