24 ago 2020

Fluxo de Caixa: Como essa ferramenta pode auxiliar no crescimento do seu negócio

estruturacao-de-negocio

Qual empreendedor que não sonha com o crescimento sustentável de sua empresa? Sendo assim, é preciso bastante atenção, uma vez que o crescimento de uma negócio depende de uma série de fatores. 

Deste modo, independentemente do porte ou área de atuação da empresa, o fluxo de caixa se tornou imprescindível para os negócios.

Desta forma, preparamos uma série de dicas que podem ajudar o leitor a utilizar o fluxo de caixa auxiliar no crescimento do seu negócio. Confira!

 

O que é o fluxo de caixa?

Um dos principais instrumentos no auxílio do controle financeiro do negócio, o fluxo de caixa é uma ferramenta que possibilita o acompanhamento detalhado de toda a movimentação de valores da empresa. 

Deste modo, ele se baseia na entrada e saída monetária, por meio de um processo de análise realizado em períodos (diário, semanal, mensal), tendo como avaliação final o balanço anual.

Aprenda mais lendo: Pagamento de impostos: como saber se sua empresa está pagando corretamente?

 

Quais são as formas de uso? Qual a sua importância?

O fluxo de caixa é uma ferramenta que pode auxiliar em diversas áreas. 

Não apenas monetariamente, ele pode ser usado para beneficiar a empresa por meio de tomadas de decisão e aumento da produtividade, além de ser extremamente eficaz como base para investimentos futuros. 

Algumas formas e respectivas importância do uso, são:

  • Controle financeiro; 
  • Auxílio na tomada de decisões e ganho de eficiência; 
  • Planejamento financeiro. 

Mas afinal, como elaborar um controle eficiente eficiente para meu modelo de negócio? Explicaremos a seguir detalhadamente. 

 

Como montar?

Para que o empreendedor saiba como estrutura-lo corretamente, é preciso pensar na definição do Plano de Contas da sua empresa.

Desta forma, é necessário organizar um processo simples e fácil para realizar os lançamentos de receitas e despesas, controlar as contas a pagar e a receber, além de ter um fluxo de caixa real, bem como planejar formas de extrair indicadores e gráficos financeiros para realizar a gestão de fluxo de caixa do negócio.

 

Para montar o fluxo de caixa é preciso ter um plano de contas definido?

O fluxo de caixa é importante para que a empresa adquira eficiência ao otimizar processos e investir em áreas importantes para o crescimento, sem aumentar os gastos.

Desse modo, a definição de um plano de contas, simples e fácil, é importantíssimo para a organização e alimentação do fluxo de caixa.

Após a elaboração do plano de contas, é necessário pensar em uma forma sucinta de realizar os lançamentos financeiros na planilha ou sistema de gestão. Com isso, é possível ter um controle das contas que foram pagas ou recebidas.

 

É possível deixar de faze-lo por um período?

É comum que os empreendedores realizem alternâncias no controle do fluxo de caixa

Isso porque, por não conseguir definir um processo administrativo e financeiro fácil e que seja suficiente para organizar os lançamentos das contas no sistema, os gestores passam a ter um processo repleto de lacunas. 

A interrupção de seu controle faz com que os dados fiquem desatualizados, além de interferir diretamente na gestão do tempo, pois em algum momento as lacunas precisarão ser preenchidas, caso contrário os relatórios perderão a validade e efetividade.

 

Quais são os fluxos de caixa mais usados nos negócios?

  • Fluxo de Caixa Operacional;
  • Financeiro;
  • Investimentos;
  • Direto;
  • Indireto;
  • Projetado;
  • Livre;
  • Descontado.

Acabamos de te explicar o que é o fluxo de caixa, bem como a sua importância. 

Esperamos que o leitor tenha gostado deste conteúdo.

Precisa de ajuda com o pagamento de imposto de sua empresaEntre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas e tire toda as suas dúvidas!

Confira nossas redes sociais e nosso blog e aprenda com dicas como: Prestação de serviços: como empreender nesse segmento?