5 dicas para melhorar o fluxo de caixa de sua academia

Realização e importância do fluxo de caixa em uma academia.

Na prática, para que uma empresa se mantenha se desenvolvendo no mercado, é preciso se manter atento a diversos aspectos, como por exemplo o seu fluxo de caixa, margem de lucro, redução de custos e etc.

No caso das academias, ainda é preciso se atentar ao fator de sazonalidade. Isso porque, o período de maior movimento é o de calor. As pessoas tendem a estar mais motivadas a cuidarem do corpo durante a estação do verão.

No entanto, quando chega o inverno, muitos clientes deixam de frequentar, reduzindo assim o faturamento das empresas.

A seguir, o leitor poderá conferir algumas dicas de como melhorar o fluxo de caixa de sua academia. Vamos lá?

Fluxo de caixa de uma academia

Antes de compartilharmos nossas dicas que vão ajudar o leitor a estruturar o fluxo de caixa de sua academia, primeiro precisamos abordar a definição do fluxo de caixa.

Isso porque, esta ferramenta possibilita fazer o controle das entradas e saídas de recursos financeiros de um negócio.

Deste modo, quando a entrada de recursos é considerada maior que a saída, considera-se um saldo positivo. No entanto, quando os valores de saídas são maiores do que a de entrada, temos uma situação deficitária. 

Neste sentido, no fluxo de caixa, deverá ser feito todos os lançamentos de contas a pagar e direitos a receber. Além disso, também é importante fazer estimativas de receitas e despesas. 

5 dicas para fazer um bom fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma poderosa ferramenta de uso gerencial, que pode auxiliar uma academia a antecipar problemas de liquidez e de endividamento.

Uma vez que este é um sintomático, que pode afetar a rentabilidade, lucratividade e eficácia de uma academia.

Portanto, deseja aprender como fazer uma boa gestão do fluxo de caixa para sua empresa? Confira as nossas dicas a seguir:

1. Conheça os custos totais do seu negócio

Ao empreender, foi preciso investir no aluguel ou compra do imóvel, treinamento de equipe, compra de equipamentos, correto?

Contudo, muitos empresários esquecem que, no custo mensal, deve ser considerado os valores de depreciação, demais valores relacionados a manutenção e encargos trabalhistas. 

Isso porque estes custos estão relacionados à gestão financeira de uma academia, impactando diretamente nos custos de um negócio.

Aprenda mais lendo: Planejamento orçamentário empresarial 2021: como elaborar?

2. Verifique todos os dias

Embora seja indicado a realização do fechamento de caixa de maneira diária ou mensal, é comum ocorrer mudança no fluxo de caixa.

Existem despesas que antes não existiam e que podem acabar surgindo, como por exemplo, compra de um novo equipamento ou até mesmo o surgimento de uma receita que antes não existia.

Além disso, a retirada de pequenos valores do caixa, que a princípio podem parecer inofensivos quando olhados de forma isolada, quando somados, podem representar um “rombo” em seu caixa.

3. Não misture pessoal com profissional

Uma ação bastante comum realizada por diversos empresários é misturar as despesas pessoais com as despesas de sua empresa.

E como resultado disso, o fluxo de caixa de sua academia pode acabar sendo seriamente comprometido, podendo afetar até o seu capital de giro.

Deste modo, o empresário poderá necessitar de linhas de créditos ou empréstimos e, consequentemente, no pagamento de juros. 

Diante disso, o ideal é criar um pró-labore mensal para sócios, respeitando sempre os valores de entrada mensal em sua academia.

4. Análise do capital de giro

Conseguir manter a gestão financeira de uma academia sempre em ordem obriga a atenção a uma série de fatores.

Dessa forma, a realização de uma análise de contas possibilita a realização de um controle do fluxo de caixa com maior assertividade. Isso porque, quando se tem o controle do fluxo de caixa, evita-se prejuízos financeiros, atraso em pagamentos e etc.

Leia mais: Gestão de Projetos – Saiba como reduzir custos em sua empresa

5. Agilize os pagamentos usando boletos, cartão ou débito automático

Como meio de facilitar o pagamento das mensalidades e melhorar a gestão financeira de uma academia, o empresário pode oferecer aos seus clientes novas possibilidades de pagamentos, como por exemplo, boleto, cartão de crédito ou débito.

Deste modo, estará facilitando não somente a vida de seus alunos como também a rotina de sua empresa.

Ressaltamos que existem inúmeras vantagens de realizar um bom fluxo de caixa para sua empresa. O importante é o empresário compreender que realizar uma gestão financeira eficiente possibilitará o seu desenvolvimento no mercado de maneira saudável e estruturada.

Na busca de alcançar melhores resultados, o empresário pode recorrer ao apoio de profissionais especializados. Deseja compreender melhor este modelo de serviço? Entre em contato com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas!

Nós, da AJCD Contabilidade, aplicamos a Contabilidade Consultiva para gerar resultados positivos para a sua empresa.

Se você gostou do artigo, fique ligado em: É possível revisar tributos pagos por pequenas e médias empresas?

5 dicas para melhorar o fluxo de caixa de sua academia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo