Tudo que você precisa saber sobre férias coletivas no final do ano

Continue fazendo a leitura de nosso conteúdo e aprenda tudo que você precisa saber sobre férias coletivas no final do ano

Você sabe quando deve conceder férias coletivas em sua empresa? E quais são os seus benefícios para a organização?

As férias coletivas correspondem ao período em que uma empresa concede férias para seus funcionários, de forma simultânea.

Sendo esta uma medida que pode promover excelentes resultados. No entanto, será preciso bastante preparo por parte de seus gestores.

Isso porque, será preciso ficar de olho no cumprimento das leis trabalhistas, evitando assim receber uma notificação jurídica.

Deseja entender melhor este assunto? Continue fazendo a leitura de nosso conteúdo e aprenda tudo que você precisa saber sobre férias coletivas no final do ano.

Como funcionam as férias coletivas?

O período de férias coletivas corresponde ao período de descanso fornecido por uma empresa a todos os seus funcionários.

A concessão deste modelo de férias não exige tempo prévio de contratação na empresa para que um trabalhador tenha direito a esse descanso.

Ao contrário do período de férias convencionais, que exigem o cumprimento de um ano de trabalho.

Aproveite para ler também: Como calcular o 13º salário com redução de jornada ou suspensão de contrato

Quais as razões para conceder férias coletivas?

Todo empresário que deseja conceder férias coletivas em sua organização deve se ater a uma série de fatores importantes.

Tendo como principal motivo a redução de despesas ou para o descanso durante a época do ano marcada por confraternizações. 

Veja a seguir quais são os principais fatores que podem influenciar em sua decisão:

Redução de despesas 

Antes de conceder férias coletivas a sua equipe, todo gestor deve antes se ater a época de sazonalidade da economia. Isso porque, o final de ano é marcado por variações de transações financeiras. 

Desta forma, uma mesma época pode se apresentar lucrativa a uma empresa, aumentando seu número de vendas e demandas, como também pode fazer com que as finanças de uma empresa se estagnem. 

Logo, o período de férias coletivas pode ser concedido com o propósito de reduzir as despesas de uma organização.

Confraternizações

Períodos como o de fim de ano, com feriados seguidos de Natal e Ano Novo, são considerados como um excelente momento para o descanso. Já que muitos profissionais buscam estar com suas famílias e fazerem viagens durante esta época.

Sendo assim, conceder férias coletivas a sua equipe pode auxiliar na qualidade de vida e também no aumento da satisfação de seus colaboradores.

Confira mais: Planejamento orçamentário empresarial 2021: como elaborar?

Que cuidados tomar para conceder férias coletivas?

Confira a seguir quais são os principais cuidados que um gestor precisa tomar ao conceder férias coletivas. Veja a seguir quais são:

  • Avaliação de custo-benefício;
  • Atenção a legislação;
  • Comunicação interna;
  • Aviso ao MTE e aos sindicatos;
  • Planejamento em conjuntos;
  • Documentos do processo.

Quais são as principais vantagens?

As férias coletivas podem se apresentar bastante vantajosas, principalmente, para os setores que têm as suas atividades reduzidas durante o período de férias de ano.

Assim, liberar os profissionais destas áreas acaba se tornando uma forma oportuna tanto para a redução de custos, como também no aumento da motivação de seus colaboradores. 

Além disso, as folgas coletivas também contribuem para que uma organização enfrente momentos de crise de maneira estável. Isso porque, por meio da adoção de estratégias, o gestor poderá estabilizar a situação financeira de sua empresa.

Quais normas que precisam ser consideradas?

Toda empresa que decide conceder férias coletivas precisa se ater às normas a serem consideradas. 

Isso porque, o profissional não possui o direito de se negar ou recusar entrar de férias. Além do que, a empresa tem como dever notificar a sua equipe com no mínimo 15 dias de antecedência.

Dessa forma, também é dever do empresário notificar o Ministério do Trabalho, com antecedência, informando qual o período de início e o fim das férias.

Portanto, como o leitor pode conferir, o período de férias coletivas apresenta uma série de vantagens para uma organização. No entanto, é preciso manter atenção e avaliar os benefícios do processo como um todo.

Precisando de ajuda com o cálculo de férias e pagamento de salários de seus funcionáriosFale hoje mesmo com um de nossos especialistas e saiba como nossos especialistas podem ajudar a sua empresa. 

Nosso suporte é realizado de forma prática, por telefone ou WhatsApp diretamente com nossos profissionais, para proporcionar rapidez, agilidade e transparência aos nossos serviços.

Aqui na AJCD, temos diversos planos que possuem serviços de contabilidade online, escrituração fiscal, recursos humanos e uma assinatura gratuita no sistema de gestão ContaAzul. Tudo isso proporciona produtividade, segurança e organização financeira.

Gostou do nosso conteúdo? Em caso de dúvidas entre em contato com nossos especialistas e receba todo apoio necessário.

Confira nossas redes sociais e nosso blog e aprenda com dicas como:  Plano de saúde para PME: guia completo para escolher

Tudo que você precisa saber sobre férias coletivas no final do ano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo