21 jan 2020

Entenda Três diferenças entre startup e empresa tradicional

entenda-três-diferenças-entre-startup-e-empresa-tradicional

Com todas as novidades que vem ocorrendo com o passar dos anos, o mercado empresarial também tem evoluído. Novos tipos de empresas estão se abrindo como as startups, que possuem grandes diferenças com as empresas tradicionais.

Novos empresários ou até pessoas com carreiras mais consolidadas estão mudando as características das empresas e abrindo startups. Muitos empresários estão com dúvidas sobre qual tipo de empresa abrir e quais as diferenças.

Assim, criamos um conteúdo para relatar quais as diferenças entre startup e empresa tradicional. Confira!

O que é startup?

Esse termo se tornou frequente no meio empresarial, porém muitos não sabem quais são as características de uma startup. A expressão inglesa, que tem o significado de colocar algo em movimento, é considerada uma empresa que inicia a sua jornada. Entretanto, isso não indica que toda nova empresa é uma startup.

Isso porque a intenção de uma startup é utilizar a escalabilidade em seu negócio. Essa característica é o que faz o estabelecimento atenda uma demanda crescente, mas que mantenha o padrão, sem aumentar os custos na mesma medida.

As características de uma startup são:

Escalável

Produz e entrega em grande escala e retorno rápido.

Disruptível

Que cria algo novo, saindo do tradicional.

Inovador

Empresa não convencional focada em evoluir rapidamente propondo novas ideias como solução aos problemas (alguma “dor” específica do mercado).

Repetível

Facilmente multiplicado em escala para vários clientes (como um aplicativo, por exemplo).

Incerto

Mercado pouco explorado, porém, oferece riscos.

Essas características apontam que, por ser um tipo de negócio inovador e de certa forma incerto, elas dependem de mudanças que acontecem de maneira rápida, a fim de adequar as estratégias em cenários diferentes.

O que é uma empresa tradicional?

De maneira geral, as empresas tradicionais não possuem um crescimento escalável ou estão prontas para enfrentarem as incertezas do mercado. O motivo disso é que elas possuem a intenção de trabalhar em um mercado sólido e tem uma concorrência do mesmo setor.

As empresas tradicionais têm como busca:

  • Atuar em mercados consolidados com soluções já conhecidas;
  • Oferecer produtos ou serviços para um público-alvo já existente;
  • Produzir uma demanda que já é atendida.

Três diferenças entre uma startup e uma empresa tradicional

As empresas sempre buscam ter sucesso na sua área, possuindo esse ponto chave em comum com todos os tipos. Entretanto, as rotas de negócios de uma startup e empresas tradicionais são diferentes e, necessitam do tipo de perfil de cada um e de qual é sua ideia de mercado. 

Com o intuito de auxiliar a compreender melhor as diferenças entre startup e empresa, saiba três fatores importantes. Acompanhe!

Estrutura de negócio

A estrutura de um negócio é algo muito notável quando pensamos nas diferenças entre uma startup e uma empresa tradicional. Isso porque um negócio que já está consolidado no mercado possui um fluxo de operação bem estruturado e com o objetivo voltado aos seus processos.

Já pensando em uma startup, o seu foco está em uma oportunidade e sua estrutura é direcionada pensando na sua sobrevivência em frente as concorrências e qual o capital que quer ter o retorno.

A empresa tradicional necessita um maior empenho, com um planejamento financeiro bem estruturado, com uma hierarquia definida para cada colaborador, com suas funções. Essa empresa, normalmente, possui um crescimento mais lento.

As startups tem uma certa preparação relacionados a eventuais riscos que possa enfrentar. Assim, se tem um pensamento já com o foco de um surgimento de problemas e uma resolução rápida, que atenda todas as necessidades dos seus clientes.

 Essa estrutura necessita de uma preparação, pois pode sempre aparecer surpresas e possuem um processo estrutural para lidar com essas ocorrências.

Conheça mais sobre o tema Saiba como criar um plano de crescimento para o seu negócio

Espírito Organizacional

A empresa estilo startup tem seu projeto realizado com o objetivo de escalar e crescer conforme as oportunidades que surgem, podendo ser como uma tendência ou solução para um problema.

Como qualquer empresa, a startup necessita de esforço e a realização de um ótimo planejamento financeiro, trabalhista e tributário, já que não existe uma estabilidade.

Na empresa tradicional, pode ocorrer, por uma escolha do empreendedor, manter a empresa pequena para obter mais controle. Isso é uma característica positiva, já que é uma boa forma de cumprir os prazos e ter uma constância.

As diferenças que podem ser notadas é que as empresas tradicionais estão com seu foco em permanecer na zona de conforto, por não ter a segurança em trabalhar com novas formas de negócio ou ter seu mercado consolidado.

Já as startups caminha em um ambiente com mais incertezas, por ser mais inovador. É preciso que seja muito bem planejado a fim de crescer em capital, porém com baixos custos e sem que isso afete o modelo de negócio.

Com relação as equipes, nas startups, os times são organizados de forma que todos participem, dando ideias e sentindo que o sucesso depende da integração de todos.

Já nas empresas tradicionais, os colaboradores têm suas funções estabelecidas, ofertando sua contribuição para um processo melhor com um bom desempenho.

Ambiente Organizacional

Sobre o ambiente organizacional de uma startup, é algo bem difícil ter treinamentos e capacitações nesse tipo de empresa, pois a equipe está moldando sua estrutura de operação. É preciso muita proatividade de todos, para lidar com os problemas e dar uma solução rápida.

nas empresas tradicionais, existe uma estrutura de operação estabelecida, com os colaboradores tenham suas funções programadas, reduzindo os riscos.

Assumir-se empreendedor e optar por um modelo de negócio, entre startup e empresa tradicional necessita de um bom planejamento e a identificação do perfil de atuação.

Além de ter a própria empresa é necessário saber quais as potencialidades do mercado e se você, gestor, tem disposição para correr os riscos que existem.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo. Conheça mais sobre o setor empresarial e contábil com a AJCD Contabilidade Digital.

Confira mais conteúdos feitos sobre essa área.