21 Maio 2020

Empreendedorismo feminino: as mulheres no mundo dos negócios

empreendedorismo-feminino

O empreendedorismo feminino vem aumentando a cada ano. Pesquisas apontam que entre os anos de 2002 e 2012, o número de mulheres que abriram sua primeira empresa cresceu cerca de 18%.

Hoje são mais de 7 milhões de mulheres a frente de suas próprias empresas, tocando seus empreendimentos e gerando mais empregos.

Veja a seguir como o empreendedorismo feminino vem conquistando oportunidades no mundo dos negócios. Confira!

Quais os desafios enfrentados no empreendedorismo feminino?

Em um mundo no qual o direito de estudo é negado a muitas mulheres, o empreendedorismo feminino enfrenta cotidianamente muitos desafios.

Sendo o primeiro obstáculo a falta de oportunidades no mercado empresarial. Fato esse, comprovado pelo mundo dos negócios ainda ser predominante pelos homens.

O que gera um segundo desafio, a descrença nas mulheres. Muitas desacreditam em seu potencial, criando assim uma visão incorreta de que não são capazes.

Além de tudo isso, outro grande desafio do empreendedorismo feminino é o fator tempo. Quando cerca de 90% das mulheres são responsáveis pelas tarefas domésticas, enquanto os homens são apenas 40%.

Sendo assim, as empreendedoras femininas conciliam a rotina de empresária com o cuidado de sua família.

Aproveite para ler também: Vendas online: conheça os mercados mais promissores e como adaptar sua força de vendas

Quais são as vantagens ao empreender?

Ao passo que todos estes desafios possam ser superados, precisamos falar das vantagens do empreendedorismo feminino e como pode ser recompensador para conquistar sua independência financeira.

Além disso, se torna uma empreendedora contribui também na realização pessoal e profissional.

Como reflexo no mercado, o empreendedorismo feminino promove diversificação e aumento no número de possibilidades e empregos.

Desse modo, ao conquistar um ambiente antes dominado pelo público masculino, a mulher traz novas soluções e oportunidades que antes não eram exploradas.

Como empreender com sucesso?

Empreender não é uma tarefa simples, é preciso ter um bom conhecimento como também ideais viáveis, que possam conquista o mercado. Além disso, é preciso se manter atento aos processos burocráticos e a carga tributária brasileira.

Desse modo, preparamos algumas dicas que podem ajudar as empreendedoras a obterem sucesso.

Qualificação é indispensável

Em um mercado altamente concorrido, é necessário bastante conhecimento, principalmente para aquelas que buscam destacar os seus serviços ou produtos.

Sendo assim, busque sempre novas oportunidades de conhecimento, como, por exemplo cursos de especialização.

Tomar as decisões certas faz a diferença

No mundo do empreendedorismo, não há espaço para que erros seja cometido.

Desse modo, é preciso buscar acertar o máximo possível. Por esse motivo, é essencial estudar tanto o mercado como também os seus concorrentes, tomando conhecimento de suas práticas e usando como embasamento para as suas decisões.

Aprenda conosco: Abra um e-commerce: continue vendendo mesmo em tempos de crise

Manter a perseverança é fundamental

Os desafios enfrentados pelo empreendedorismo feminino serão inúmeros. Porém, é preciso não se abater e desistir de ser uma empreendedora de sucesso.

Sendo assim, mantenha sempre perseverante e busque alternativas que colaborem para que a gestão de sua empresa seja feita assertivamente.

Busque adotar soluções criativas, mas que auxiliem conquistar as suas metas, bem como o seu destino final.

Cercar-se de pessoas competentes leva ao sucesso

Entenda o quão importante é saber o que você faz, mas também quem está ao seu redor.

Desse modo, lembre-se sempre que estar cercada de profissionais competentes, que possam contribuir na alavancagem de seus negócios e levá-lo ao sucesso.

Sendo assim, conte com o apoio de profissionais especializados, como os responsáveis pelos desenvolvimentos de funções importantes como a contabilidade, são exemplos.

Por fim, o empreendedorismo feminino pode ser um tanto desafiador, mas também apresentam um grande número de vantagens. Esperamos que nossas dicas tenham ajudado.

Gostou do artigo? Quer saber mais aprender dicas que podem te ajudar a gerir corretamente sua empresa e sobreviver em períodos de crise? Acesse nosso blog.

Agora que você já sabe sobre isso, leia também: Empreender em momento de crise: conheça 9 negócios promissores.