30 jan 2020

Dicas para fazer uma boa gestão de estoque

como-fazer-gestao-de-estoque

A realização do controle de estoque é uma importante ferramenta que assegura o sucesso de pequenas e grandes empresas. Contudo, muitos empreendedores ainda negligenciam e este erro pode comprometer toda a estrutura de um negócio. 

Sabendo disso, nós, da AJCD Contabilidade Digital, produzimos as melhores dicas para fazer uma boa gestão de estoque. Confira a seguir!

Saiba o que é gestão de estoque

A gestão de estoque auxilia no monitoramento e identificação dos produtos armazenados com o intuito de ter a segurança que demandas serão atendidas sem causar um prejuízo, seja pela falta do produto ou a sobra dele.

Desta maneira, é importante estar atento principalmente às mercadorias que estão sem saídas, pois esta simbolizam dinheiro parado e podem impactar de forma negativo em seu capital de giro. 

Com isso em mente, confira os próximos tópicos sobre a gestão de estoque. Continua sua leitura.

Realize negociações com os fornecedores

Manter um bom relacionamento com seu fornecedores é imprescindível para ter uma boa gestão de estoque.

Além disso, também é importante pesquisar quais os fornecedores oferecem melhores preços, que são pontuais com o prazo de entrega e possuem uma flexibilidade no pagamento. Desta forma, é possível evitar não ter atendimento ou produtos em momentos que possa advir uma complicação.

Também é indicado fazer os pedidos de compra antecipadamente, realizando uma projeção de suas demandas. Assim, o empreendedor poderá conseguir  diversos benefícios, como, por exemplo, uma melhor condição de pagamento, inserindo descontos.

Invista na tecnologia

Utilizando as ferramentas certas, sabendo que a tecnologia automatiza os procedimentos, é possível indicar a localização de produtos estocados e fazer o inventário. Colocar em prática essas ações de forma manual vai exigir um maior tempo de execução.

Desta maneira, é preciso escolher um software de gestão que organize os dados do estoque, permita realizar o podendo as movimentações e o controle sobre os produtos que saem e que entram como também quais os colaboradores têm acesso ao setor.

Diante disso, ao utilizar o software de gestão, contribui auxilia na tomada de decisão de maneira mais assertiva e ter o controle dos produtos estocados, por dar a possibilidade de conferência aos dados pelo gestor.

Elabore regras e padrões para a empresa

O local de armazenamento de seus produtos precisam  está sempre limpos e organizados periodicamente. Além disso, o galpão deve fornecer as condições necessárias para o armazenamento, de acordo com que cada produto exige.

Sendo assim, é preciso estar atento às condições relacionadas à umidade, acessibilidade, temperatura e circulação de ar.

Além disso,  também importante deixar os produtos que possuem maior demanda em um local de fácil acesso, os produtos considerados frágeis, armazenados em local próximo ao chão evitando assim a sua queda.

Tenha um controle das entradas e das saídas

Uma boa gestão de estoque, possui o controle do fluxo de entrada e de saída dos produtos deve ser realizado de forma rigorosa. Quanto mais claros forem os pontos que envolvem suas responsabilidades, mais fácil será solucionar os problemas.

Leia também sobre Elementos de um plano de negócios

Faça um inventário

O inventário é a revisão e contagem dos produtos estocados periodicamente. Por meio do sistemas de gestão de estoque, é possível realizar um inventário mais preciso, contrastando o que está registrado no sistema e o que encontrado no estoque.

Essa ação é um processo que evita falhas. Assim, é primordial centralizar a operação em colaboradores qualificados.

Procure fazer uma organização no estoque

 Assim, também é preciso manter uma organização do estoque, separando as mercadorias vencidas ou as que estão sem movimentação nos últimos meses.

Sendo assim, o responsável pela gestão de estoque poderá criar promoções vendendo as mercadorias a preço de custos.  Caso não seja possível, você pode descartar ou destinar o item para a reciclagem.

Desta forma, essa ação pode:

  • Contribuir para liberar espaço no galpão;
  • Permitir lucrar com promoções.

Saiba quais são os tipos de estoque

Atualmente uma empresa pode contar com diversos tipos de estoque. Como por exemplo os estoques permanentes, que exige que seu monitoramento seja feito em tempo real, com a previsão de repor os produtos no momento em que chegue em uma quantidade mínima.

Existe também o estoque temporário, em que complementa a avaliação de estoque e necessita ser aplicado com o fim de manter o balanço patrimonial. Esse estoque tem o papel de evitar que algum item falte.

Relacionados à mensuração, tem os seguintes estoques:

  • Valor monetário: calcula os investimentos em cada produto;
  • Físico: considera a quantidade.

A gestão de estoque é uma estratégia que precisa funcionar em qualquer empresa, com o fim de desenvolver um trabalho prático e enxuto, que atenda o volume dos pedidos dos clientes sem custos altos.

Você sabia que produzimos conteúdo sobre o setor contábil? Acesse e confira!

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo. Conheça mais sobre o setor empresarial e contábil com a AJCD Contabilidade Digital. Conheça também nossas redes sociais.