25 Maio 2020

Quais os principais desafios de se empreender no Brasil?

desafios-de-se-empreender

Precisamos, antes de qualquer coisa, concordar que são inúmeros os desafios de se empreender no Brasil.

Empreender não é uma tarefa simples, principalmente no Brasil, devido a cobrança de suas altas cargas tributárias, correto? 

Sendo assim, é preciso muito esforço e dedicação ao abrir uma nova empresa. Ou seja, para que seu empreendimento possa ter sucesso, é preciso possuir conhecimentos e habilidades específicas de um administrador.

Além disso, deve-se entender as condições do mercado e as oportunidades que o governo oferece.

Por este motivo, podemos presumir que os desafios de se empreender no Brasil são muitos. E foi pensando exatamente nesta situação que resolvemos compartilhar nosso artigo para que o leitor possa superar cada um dos obstáculos encontrados. 

 

Obtenção de crédito

Devido a quantidade de exigências a se cumprir, o processo de obtenção de linhas de créditos se torna altamente burocrático.

Geralmente, os profissionais que estão iniciando no mercado acabam precisando de crédito para investir e garantir fluxo de caixa para sua empresa.

Em contrapartida, os empresários já consolidados no mercado acabam tendo acesso as linhas de crédito com maior facilidade.

Sendo assim, este se configura como um dos principais desafios de se empreender no Brasil e, para que o desenvolvimento de seus projetos possa não ser prejudicado por este fator,  é fundamental contar com ajuda de amigos e familiares e até mesmo bancos que possam oferecer uma condição especial para quem está começando.

 

Concorrência feroz

Uma das principais dificuldades enfrentadas por todos os pequenos empresários se trata de conseguir se estabelecer no mercado. Isso porque a cada dia ele se torna mais competitivo.

Diante disso, conseguir atingir um bom posicionamento e criar uma boa carteira de clientes vem se tornando cada vez mais uma tarefa complexa. 

Principalmente quando os concorrentes diretos de seu negócio são grandes empreendedores, já conhecidos no mercado a bastante tempo.

Desse modo, como solução, busque oferecer seus serviços sempre agregando valor cada produto, de forma que o mercado possa enxergá-los como diferenciais. 

 

Taxas de juros e carga tributária

Atualmente, é bastante comum conversamos com empresários que não possuem nenhum tipo de incentivo financeiro como, por exemplo, taxas de juros menores. 

Este fator também pode está associado a complexidade das políticas de crédito, o que faz com que muitos profissionais acabam desistindo de investir. 

Sendo assim, é de extrema importância contar com a auxílio de um contador especializado.

Por meio do apoio deste profissional, se torna possível entender quais são as tendências do mercado bem como qual o melhor momento para investir. 

 

Capacitação profissional

Outro grande desafio de se empreender no Brasil, principalmente quando estão iniciando no mercado, é possuírem somente a experiência de seus trabalhos, que adquirem ao longo da vida.

Contudo, muitos ainda não possuem conhecimentos das principais técnicas de vendas ou de gestão de negócio. 

Sendo assim, é preciso ficar atento as deficiências que o empreendedor pode possuir em relação aos seus conhecimentos de administração que podem acabar prejudicando o desenvolvimento de seu empreendimento. 

Apesar disso, este nunca pode ser um motivo de desânimo. Como empresário, busque se capacitar e também contar com apoio de profissionais que sejam especializados, de forma que possam sempre contribuir de maneira positiva.

 

Alta carga tributária

Entre os maiores desafios de se empreender no Brasil, apontado tanto pelo pequeno empreendedor como também médios e grandes empreendedores, está o valor das altas cargas tributárias cobradas

Diante disso, a atividade de manter impostos em dia pode se tornar complexo entendimento

Conforme os dados divulgados pelo Endeavor, cerca de 60% dos empreendedores possuem dificuldade de compreender a área de regulação jurídica de suas empresas. 

Na grande maioria, isso acontece por que as micro e pequenas empresas acabam realizando a contratação de pessoal de forma interna e a responsabilidade burocrática sempre ocorre sobre menos funcionários. 

Enquanto as empresas de grande porte contam a criação de departamento pessoal ou até mesmo acabam terceirizando a responsabilidade desta atividade.

 

Superando os desafios de se empreender no Brasil

Por fim, por mais que empreender pareça ser uma tarefa complicada e de muitos desafios, os empecilhos não devem ser vistos como motivos de desânimo. 

Será preciso que o empreendedor tenha bastante determinação, procure estar cercado de profissionais especializados e foque em melhorar cada dia mais a gestão de sua empresa e tudo poderá dar certo.

Gostou de nosso conteúdo? Confira nosso blog e aprenda com nossas dicas como melhorar a gestão financeira de sua empresa!