29 jul 2020

Coronavírus: 5 dicas para superar a crise em sua academia

dicas-para-superar-a-crise-na-sua-academia

Vários setores têm sido atingidos pela crise do Coronavírus. Alguns, inclusive, estão proibidos de funcionar, como as academias. Com isso, como você, empreendedor, pode superar a crise em sua academia?

 

A pandemia atingiu o mundo de forma inesperada, causando assim impactos significativo para economia mundial. Desta forma, os governos tiveram que adotar medidas, a fim de evitar um colapso total do sistema.

 

No Brasil, governantes tiveram que tomar decisões de forma rápida, orientando que as empresas fechassem suas portas e adotassem medidas de distanciamento social.

 

Mas afinal, como agir diante deste cenário e superar a crise em sua academia? Preparamos uma lista com nossas principais dicas emergenciais que podem ajudar a otimizar a gestão de sua academia em tempos de Coronavírus.

Como as grandes redes de academia estão fazendo com a crise

Nem toda academia possui o porte de empresas como a Smartfit e Bodytech. No entanto, ficar de olho nas medidas adotadas por estas empresas pode te ajudar a superar a crise em sua academia.

 

Uma das ações feitas pela Smartfit foi compartilhar em seu aplicativo treinos diários de 30 minutos, que podem ser praticados em casa e sem uso de equipamentos.

 

Esta é uma ótima alternativa, principalmente neste momento, no qual é preciso fazer adaptações no modelo de negócio.

 

Outra alternativa adotada pelas academias foi a criação de lives em formato de aula, como de yoga, treino funcional, rit, dentre outras.

 

Dicas de como superar a crise em sua academia

A seguir, iremos abordar importantes dicas que podem ajudar o empreendedor a superar a crise em sua academia. Vamos lá?

 

Negocie

Em tempos de instabilidades financeiras, fazer o corte de custos é uma palavra de ordem. Deste modo, é fundamental, tentar renegociar os atuais contratos da academia, como: aluguel de imóvel, fornecedores e etc.

 

Lembrando que todos estão passando por momentos de dificuldade, logo, negociar se torna a melhor opção para superar a crise em sua academia.

 

Acompanhe a legislação

Todo empreendedor precisa se manter atento a legislação trabalhista e tributária a fim de compreender e oferecer melhores condições para seus funcionários durante este período.

 

Desse modo, algumas normas puderam ser flexibilizadas como antecipar férias, regras de pagamento, redução da carga horária, adoção de trabalho remoto.

 

Outra possibilidade, permitida pela MP 927/2020, é a suspensão do contrato de trabalho, que pode acontecer com prazo indeterminado.

 

O que garante assim que o empreendedor não tenha custo com a folha de pagamento e também assegura os direitos do empregado quando o contrato voltar ao normal.

 

Leia também: Quais os principais desafios de se empreender no Brasil?

 

Continue se relacionando

O momento pede que as empresas se tornem aliadas de seus clientes. Deste modo, como forma de superar a crise em sua academia, é essencial manter contato periódico com seu público.

 

Assim, se torna possível estreitar seu relacionamento, de modo que possa criar treinos online para que seus clientes possam treinar em casa.

 

Além disso, a criação de aplicativos permite fazer o acompanhamento de seus alunos de forma individual e personalizada.

 

Contrato Academia x Aluno

E se um aluno quiser cancelar seu contrato durante a pandemia? Neste momento, é recomendável que as academias busquem negociar melhores condições com seus alunos.

 

Desse modo, uma opção adotada por muitas empresas foi congelar as mensalidades. Mas, caso ele prefira pelo cancelamento, é possível cobrar multa pela rescisão, caso ela esteja descrita no contrato de serviço assinado.

 

Outra forma viável é incentivar os alunos a continuarem pagando as mensalidades como forma de superar a crise em sua academia e, depois, é possível reverter as mensalidades pagas em créditos.

 

Aproveite para ler: Saiba tudo sobre o PRONAMPE: programa nacional de apoio às microempresas e empresas de pequeno porte

 

Estude

O atual cenário tem alterado o comportamento das pessoas, de modo que se torna essencial estudar o mercado bem como as condicionais que ele apresenta.

A adoção de novas estratégias pode resultar nas conquistas de novos clientes, mas o mais importante é a fidelização de sua carteira atual.

 

Ou seja, este é o momento ideal para promover melhorias e traçar novas estratégias para seu negócio.

 

Sabemos que este é um momento complicado. Por isso, estamos aqui para te ajudar, podemos enfrentar este momento juntos!

 

Esperamos que nosso conteúdo sirva como inspiração, ajudando a colocar nossas dicas em prática em sua empresa. Compartilhe conosco sua experiência.

 

Precisando de mais dicas? Acesse nosso blog, tem bastante conteúdo que pode te ajudar a enfrentar este período com maior segurança. Acompanhe a gente também em nossas redes sociais.