Controle financeiro: Como fazer uma boa gestão de custos?

Descubra como fazer o controle financeiro de uma empresa.

Ao se tornar uma pessoa jurídica e montar uma empresa, é de fundamental importância realizar um bom controle financeiro. Isso porque, o sucesso de um negócio depende diretamente da realização de uma boa gestão financeira. 

Sendo assim, é crucial que o empreendedor tenha cuidados essenciais com a gestão de custos de sua organização. 

Sendo assim, possuir conhecimentos sobre este assunto contribui no alcance de um controle financeiro e de despesas apresentadas ao longo do desenvolvimento e comercialização de seus serviços ou produtos.

A fim de tirar todas as dúvidas de nossos leitores, preparamos este conteúdo. Leia com atenção e aprenda como o controle financeiro pode ajudar na realização de uma boa gestão de custos. Confira!

Por que realizar a gestão de custos?

Entre um dos principais benefícios de realizar a gestão de custos de uma empresa, é a busca por uma maior segurança na hora de avaliar a margem de lucro sobre cada produto ou serviço.

Sendo assim, ela contribui no processo de precificação de cada item, realizando  um estudo de suas despesas e identificando os valores envolvidos nos processos de logística e de fabricação.

No entanto, muitos empresários por desconhecer a sua importância não realizam uma gestão de custos de maneira correta, pois acreditam que vendas em grandes quantidades é o suficiente para afirmar que empresa é lucrativa.

Leia mais sobre: IR 2021: Entenda Mais Sobre As Despesas Dedutíveis Antes De Realizar Sua Declaração!

Como detalhar os custos do empreendimento?

Primeiramente é preciso que um empresário tenha em mente que os custos de suas operações podem ser divididos entre os custos variáveis e os custos fixos.

Dessa forma, são custos fixos os que se apresentam como gastos rotineiros como, por exemplo, o pagamento de contas, fornecedores, funcionários, aluguel e etc. 

Enquanto o os custos variáveis podem ser compreendidos como os gastos envolvidos na produção e no processo de vendas de serviços ou produtos. Sendo bons exemplos os gastos com o pagamento de  impostos sobre mercadoria e comissão de vendedores, por exemplo.

Sendo assim, é de fundamental importância realizar o registro de todos os gastos, a fim de acompanhar e identificar todos os custos desnecessários, que podem impactar na gestão de custo e causar um aumento de custos e impactar no volume de suas vendas. 

Ressaltamos que a realização do controle de gastos é fundamental, uma vez que contribui no  fornecimento de informações assertivas sobre rentabilidade e lucratividade de um negócio. 

Aproveite para ler: Fluxo de caixa: como gerir e fazer o controle adequadamente?

O que é uma boa gestão de custos no controle financeiro?

A fim de ter um controle de custos eficiente, ao realizar controle financeiro é preciso disciplina.

Sendo assim, é preciso contar com  pelo apoio de profissionais especializados que tenham capacidade de analisar constantemente os procedimentos financeiros.

Dessa forma, se torna possível seguir as regras básicas de organização e análise. Como resultado, o gestor alcançará um desenvolvimento estruturado.

Confira a seguir quais são os principais aspectos envolvidos na realização de uma boa gestão de custos:

  • Gastos fixos;
  • Gastos variáveis;
  • Custos X despesas.

Quais os riscos de não se avaliar os custos

Por fim, sabemos que é comum, ao empreender,que muitos profissionais atuam de maneira solo e não contem com apoio profissional no auxílio de sua gestão empresarial.

Com isso, acabam não tendo um amplo conhecimento se o seu modelo de negócio é lucrativo ou não. Contudo, esta é uma falha gravíssima que pode acabar impactando na saúde da empresa, por um longo período.

No geral isso ocorre porque, os bons resultados acabam mascarando os problemas de uma gestão. Assim, ao longo do dia a dia, os custos desnecessários podem prejudicar a saúde financeira de uma empresa. 

Logo, é interessante buscar apoio de um profissional qualificado a fim de alcançar um controle financeiro mais eficiente, que contribuirá na melhoria de seus processos e resultados. 

Entre em contato com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas! Nós, da AJCD Contabilidade, aplicamos a Contabilidade Consultiva para gerar resultados positivos para a sua empresa.

Se você gostou do artigo sobre controle financeiro, fique ligado em: É possível revisar tributos pagos por pequenas e médias empresas?

Aproveite para curtir as nossas redes sociais e compartilhar o nosso conteúdo com os seus amigos! 

Controle financeiro: Como fazer uma boa gestão de custos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo