Contabilidade para Escolas: como formar parceria estratégica para o negócio

Descubra o papel de uma contabilidade para escolas.

Um gestor escolar também precisa estar atento aos diversos fatores, que vão além da qualidade de ensino.

E, sabemos que gerir correntemente uma instituição de ensino não é uma atividade tão simples quanto parece.

No entanto, não se preocupe, porque hoje iremos te ensinar como a contabilidade para escolas pode se tornar uma parceira estratégica para sua instituição.

 

Compreenda o seu cenário e supere os obstáculos 

Antes de explorarmos melhor todo este assunto, vamos, a princípio, entender o que leva um gestor escolar a procurar uma contabilidade. Isso porque é preciso ter um controle financeiro, contábil e fiscal, eficiente para que possa focar na qualidade de ensino. 

Ressaltamos que a desorganização financeira pode levar uma instituição à falência, ainda dentro de seus primeiros cinco anos.

Logo, ter o apoio de um profissional contábil se faz, hoje, essencial para o desenvolvimento, organização e cumprimento das obrigações perante o Fisco. 

Aproveite para aprender mais e leia: SISTEMAS PARA GESTÃO FINANCEIRA DE ESCOLAS E INSTITUIÇÕES DE ENSINO

 

Como uma contabilidade especializada em escolas pode te ajudar

Além das obrigações legais padrões, um contador também poderá atuar fornecendo dados assertivos para as tomadas de decisões de um gestor escolar. 

Logo, sua atuação poderá ajudar no aprimoramento de tais áreas: 

  • Gestão financeira para escolas particulares;
  • Na gestão pessoal para escolas particulares;
  • Departamento jurídico para escolas particulares;
  • No departamento fiscal para escolas particulares.

 

A rotina tributária na contabilidade para escolas

Embora muitos gestores escolares não possuam conhecimento a respeito do regime tributário Simples Nacional, podemos presumir que uma grande parte das instituições se enquadram neste regime. 

Além disso, também é possível analisar cenários e optar pelos regimes Lucro Real e o Lucro Presumido. Mas de forma geral, a opção mais adotada é o Simples. 

Logo são fatores de atenção de uma contabilidade para escolas:

  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ); 
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
  • Impostos Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS);
  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Cota Patronal do INSS.

Lembrando que o recolhimento e valor de carga tributária poderão variar de acordo com a receita anual, porte da empresa e regime tributário escolhido. 

Dessa forma, contar com a parceria de uma contabilidade para escolas desde o seu momento de abertura se faz uma opção crucial. Isso porque todo o processo de abertura pode ser feito de forma orientada e ágil, evitando assim o retrabalho e atraso em algumas etapas. 

Além disso, o contador pode se tornar um parceiro não somente durante a abertura, como durante todo o seu desenvolvimento no setor da educação. 

Leia também: QUAIS OS PRINCIPAIS IMPOSTOS PAGOS PELAS EMPRESAS?

 

Como o planejamento e a tecnologia podem ajudar

Além do apoio de um profissional contábil, o gestor contábil também pode contar com auxílio de tecnologias para o aprimoramento de sua gestão. 

Isso porque a gestão contábil para escolas compreende processos como o pagamento de impostos, gerenciamento de pagamentos, emissão de boletos, compra de materiais, dentre outros aspectos.

Sendo assim, se torna recomendável elaborar, em conjunto com o contador, um bom planejamento que permita organizar o seu fluxo de caixa e ainda zelar pela manutenção de capital de giro. 

Outro ponto importante é contar com sistemas de gestão escolar. Tendo em mente que eles operam como intermediador, fornecendo assim um maior controle e promovendo uma maior redução de custos.

Por fim, esperamos que o leitor tenha gostado de nosso conteúdo e compreendamos como ter a contabilidade para escolas como parceira estratégica pode fazer com que sua intuição tenha um controle financeiro de sucesso.  

A sua empresa conta com a contabilidade como parceira? Comente em nosso campo a seguir e divida conosco suas experiências. 

Gostou de nossas dicas? Acesse nosso blog e leia outros conteúdos que podem te ajudar a aprimorar a sua gestão.

Aproveite para aprender mais lendo nossos artigos e confira também: COMO MANTER O CONTROLE FINANCEIRO APÓS A ABERTURA DA EMPRESA?

Contabilidade para Escolas: como formar parceria estratégica para o negócio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo