18 jul 2019

Contabilidade especializada em advocacia: porque contratar?

Por que um Escritório de Advocacia precisa de contabilidade?

Uma contabilidade especializada em advocacia entende as particularidades do segmento, assim o advogado pode ver sua empresa progredindo.

Devido à complexidade da legislação ao tratar sobre a abertura e cumprimento das obrigações de uma empresa, a contabilidade presta todo um serviço adequado para as necessidades de escritórios, além das prestações de diversas tarefas burocráticas, por exemplo, corte de gasto, pagamentos de impostos e análises que auxiliam nas tomadas de decisão.

Vantagens de contratar uma boa contabilidade para seu escritório de advocacia

Auxílio na escolha do regime de tributação

Com o auxílio do contador é possível escolher o regime mais adequado para o escritório de advocacia. Com ajuda do profissional você garante a melhor alternativa com base na sua proposta.

Atuação conforme a legislação

As leis trabalhistas e tributárias têm passado por várias alterações com os anos e por isso é importante que um profissional especializado deixar cuidar para evitar eventuais problemas com os órgãos fiscalizadores.

Cumprir os prazos 

O profissional contábil cumpri com todos os prazos relativos as obrigações contábeis, fiscais e trabalhistas. Dessa forma, o advogado pode ir atrás das suas próprias obrigações com o escritório e seus clientes.

Parte burocrática

A contabilidade cuida também do cumprimento das obrigações periódicas e apresenta relatórios e balanços do seu negócio. Para que você sempre esteja ciente do que está rolando na sua gestão financeira.

Folha de pagamento dos sócios, associados e estagiários

A folha de pagamento exige o conhecimento de cálculos complexos e leis trabalhistas. 

Obtenção de CNPJ e registro de pessoa jurídica 

Os advogados que pretendem abrir uma nova empresa, podem contar com o auxílio de profissional de contabilidade para não precisar enfrentar todos os processos burocrático, economizando tempo e dinheiro.

Elaboração das demonstrações contábeis 

As demonstrações contábeis são essenciais para analisar a situação financeira de um escritório de advocacia. Isso porque ele permite que haja comparações e análise dos demonstrativos financeiros para que se possa realizar um diagnóstico da vida financeira da empresa, também permite que se possa realizar uma comparação dos concorrentes. Ou seja, também é indispensável na contabilidade para advogados.

O que faz uma contabilidade para escritórios de advocacia?

Uma contabilidade especializada em advocacia , devidamente cadastrado e regulamentado no CFC, possui o domínio das práticas ideais para lidar com áreas fiscais, administrativas, financeiras, patrimoniais e econômicas de uma empresa. 

Com isso, ele terá um controle do seu fluxo de caixa. Sendo essencial para que a vida financeira seja controlada de forma eficiente e para que o escritório se mantenha no positivo e gere lucros.

A folha de pagamento também é realizada pelo contador, porque sua realização exige o conhecimento de cálculos complexos e leis trabalhistas. Junto a isso tem o planejamento tributário para você pague menos impostos. 

Visto que as elaborações contábeis são essenciais é preciso analisar sempre a situação de um escritório de advocacia, pois permite que haja comparações e analises dos demonstrativos financeiros para que se possa realizar um diagnóstico.

Por fim, o preenchimento e envio de das obrigações tributárias também é algo que o contador realiza. Além de entregar todas as obrigações, a contabilidade para escritório de advocacia também pode se tornar um importante aliada nas questões gerenciais quanto administrativas.

Isso porque um contador também atua de forma consultiva para apresentar novas formas para tomada de decisões no planejamento estratégico e na elaboração de relatórios gerenciais.

Como escolher uma contabilidade especializada em advocacia

Não faça sua pesquisa na pressa, analise as melhores opções e veja as reações de outros clientes. Veja abaixo alguns pontos importantes para fazer a escolha certa:

Infraestrutura: 

O primeiro tópico, na hora de escolher uma contabilidade para advogados, é a infraestrutura. É importante entender se o escritório conseguirá atender a sua demanda.

Conhecimento técnico: 

Os profissionais devem ser experientes e capacitados para atender todas as dúvidas, principalmente no que diz respeito às legislações específicas do seu negócio.

Equipe: 

Avalie quantos funcionários o escritório contábil pode oferecer para lhe atender. Tudo depende do porte da sua empresa de advocacias e das demandas que ela exige.

Bom atendimento

Analise a praticidade, cordialidade e agilidade no atendimento do seu contador. Estude como será o tratamento desse profissional. Além disso, observe também os canais de comunicação que o escritório utiliza.

Localização: 

O ideal é que seu contador esteja próximo da empresa, pois vocês precisarão fazer reuniões e visitas constantemente. Assim, você estará economizando tempo e dinheiro, não precisando ir até outra região para encontrar o contador.

Atividades da contabilidade especializada em advocacia

  • Escrituração contábil;
  • Escrituração fiscal;
  • Cálculo de tributos;
  • Preparação da folha de pagamento;
  • Emissão de balancetes, DREs e outros demonstrativos contábeis;
  • Planejamento financeiro;
  • Planejamento tributário;
  • Criação de Fluxo de Caixa;

Verificação dos resultados do escritório para identificar de forma correta as margens de lucro ou prejuízo:

  • Verificação da possibilidade de redução de custos;
  • Departamento financeiro;
  • Atividades de legalização.

Um profissional de contabilidade possui especialização na área e entende as particularidades, as especificidades, e a rotina do segmento, sendo mais útil para o negócio do que muitos imaginam, mesmo sendo contratado para assessorar um profissional liberal.

Seguindo ainda na linha jurídica, o fato de gerir receitas de honorários, e os valores creditados a clientes, evitando eventuais aborrecimentos futuros, tais como, autuações, mostra mais uma vez a importância da contabilidade para o advogado.

Conclusão 

Viu como é importante a contabilidade no seu escritório de contabilidade? É através da contabilidade que o advogado ver os lucros e a sua empresa progredindo. 

Se interessou? Tem alguma dúvida? Entre em contanto conosco!

Gostou desse artigo? Deixa aqui nos comentários! 👇👇

Leia outros artigos no nosso blog!

📍 AJCD é uma contabilidade digital simplificada onde você tem mais tempo para a gestão do seu negócio!