30 jan 2020

Contabilidade digital ou tradicional: Qual o melhor para o meu negócio?

contabilidade-digital-ou-tradicional-qual-o-melhor-para-o-meu-negócio

negócio? – AJCD

O mundo está cada vez mais digital. Acompanhando esse processo, a contabilidade também está passando por transformações, automatizando processos e o cotidiano. Embora a contabilidade tradicional ainda esteja forte, a prática do novo modelo de contabilidade digital está sendo bastante aceita no mercado.

Confira agora sobre qual a melhor contabilidade para seu negócio: a contabilidade digital ou a contabilidade tradicional? Faça sua leitura.

O que é contabilidade tradicional?

Quando pensamos em contabilidade tradicional, também pensamos em um trabalho que utiliza muitos papeis, procedimentos antigos e faz uma gestão de uma maneira mais arcaica. Desta forma, ter um contador que esteja na contabilidade para, manualmente, conferir balanços, realizar cálculos, registros e controle de investimento, ainda é visto como uma vantagem para empresas que não tem uma visão inovadora do mercado.

Entretanto, uma notável desvantagem da contabilidade tradicional é o fato de ter um formato que seja considerado antigo, sem a dinâmica das tecnologias que agilizam todo o processo.

Além disso, grande parte dos documentos e processos de qualquer empreendimento precisam ser digitalizados para o armazenamento de informações de forma ágil e segura.

O que é contabilidade digital?

A contabilidade digital vem ganhando empresas que optam por essa modalidade, não só pela praticidade, mas pela economia e dinamismo do que é oferecido. Uma das vantagens da contabilidade digital é que todo o procedimento é prático, desde a contratação, a alimentação das informações, normalmente realizada por quem faz a gestão contábil do negócio.

O assunto Entenda três diferenças entre startup e empresa tradicional também pode te interessar.

Contabilidade digital X contabilidade digital

Depois de conhecer cada tipo de contabilidade, é preciso considerar três características para compreender o que é melhor para a sua empresa e para a área em que está inserida. São as características:

Perfil do empreendedor

Certas preferências do empreendedor podem indicar qual o melhor modelo para a sua empresa. Caso ele goste e necessite fazer reuniões presenciais, melhor seria optar por uma contabilidade tradicional.

Fases do negócio

De acordo com as mudanças que a empresa passa ao crescer, cada fase demanda um tipo de contabilidade. Ao atingir certo tamanho, a empresa não consegue utilizar somente plataformas digitais de contabilidade e exige uma contabilidade mais consultiva, como a tradicional.

Uma das razões para essa mudança também é relacionada a possível modificação do regime tributário e a complexidade tributária, necessitando um trabalho mais próximo a uma contabilidade.

Esse formato de interação constante com o contador é bem próximo ao que é chamado contabilidade tradicional.

Modelo de negócio

Para saber qual o tipo de contabilidade deve escolher, é preciso entender bem sobre sua empresa.

Contudo, ao pensarmos em um modelo de negócio como uma startup, que possui um ritmo acelerado e dinâmico, é preciso entender que a contabilidade precisa gerar relatório e prestação de contas a quem investe. Dessa forma, a contabilidade tradicional pode não compreender o ritmo da startup. Então, caso o dinamismo não seja acompanhado pelo aliado contábil, a empresa pode ter prejuízo.

Após conhecer cada modelo de contabilidade, percebemos que contabilidade tradicional não consegue acompanhar o desenvolvimento e o ritmo dinâmico de uma startup, o que faz com que essas empresas já comecem sua empresa buscando por contabilidade digital.

Assim, muitos negócios vêm procurando uma contabilidade digital para auxiliar com o setor de contabilidade. Diminuir a burocracia também é uma característica que as empresas procuram em uma contabilidade digital.

Nós, da, AJCD Contabilidade Digital, possuímos serviços de contabilidade online, escrituração fiscal e recursos humanos. Tudo isso proporciona produtividade, segurança e organização financeira.  Além disso, nosso suporte é realizado de forma prática, por telefone ou WhatsApp diretamente com nossos profissionais, para proporcionar rapidez, agilidade e transparência aos nossos serviços.

Dessa forma, você pode contar com nossos serviços.

Conheça uma pouco mais do nosso material que produzimos sobre o setor contábil de maneira exclusiva. Confira!

Diga-nos sua opinião sobre este artigo! Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato conosco.

Acompanhe também nossas redes sociais para saber sobre maiores novidades.