24 ago 2020

Conheça os benefícios da Contabilidade Digital para sua empresa

contabilidade-digital

Como empreendedor, você reconhece a importância da contabilidade digital? Hoje, seu papel vai além dos processos burocráticos. Isso porque ela atua realizando o controle de todas as movimentações financeiras e facilitando o cumprimento das obrigações fiscais. 

Hoje, a contabilidade digital vem se tornando uma ferramenta fundamental para empresas de diferentes segmentos. No entanto, a sua transição no mercado vem sendo gradual. 

Deste modo, ela vem substituindo todos os processos manuais e os transformando em digitais, economizando assim tempo e dinheiro. 

Confira a seguir todo o nosso conteúdo e conheça os benefícios da contabilidade digital para sua empresa. 

 

O que é Contabilidade Digital?

A grande maioria das tarefas contábeis vêm sendo realizadas por meio da internet. O que faz com que empresa e contabilidade possam se comunicar de forma remota com maior agilidade e praticidade.

Assim, a contabilidade digital surgiu por meio de um projeto do Governo Federal, que visava modernizar a Administração Tributária e Aduaneira (PMATA). 

A partir disso, em 2009, a Receita Federal criou  Sistema de Escrituração Digital (Sped) e a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Lançando posteriormente o e-Social, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas.

Deste modo, a contabilidade digital não surgiu para exterminar o papel do contador, como muitos profissionais chegaram a pensar. Pelo contrário, tornou mais eficiente sua toda a rotina contábil. 

 

Contabilidade Digital: como funciona?

A fim de entender como funciona uma contabilidade digital, é preciso considerar aspectos como o compartilhamento de registros eletrônicos 

Deste modo, todos os dados financeiros, contábeis e fiscais podem ser tanto administrados como alimentados por meio da internet. 

Diante disso, todas as informações compartilhadas em uma contabilidade digital são asseguradas por criptografia, contando com alto padrão de segurança na proteção de dados. 

Aprenda mais lendo: E-SOCIAL: A OBRIGATORIEDADE DAS EMPRESAS DO SIMPLES ENTRAREM NO SISTEMA

 

Os principais benefícios da contabilidade digital

A contabilidade digital possibilitou que a toda a interpretação de dados financeiros e contábeis sejam feitos em formatos eletrônico. 

Por este motivo, podemos considerar como seus principais benefícios:

  • Automatização e análise de dados de forma inteligente;
  • Redução de custos operacionais; 
  • Aumento da assertividade na realização de tarefas;
  • Aumento de produtividade.

Dentre todas as vantagens, o uso de um software de ERP de gestão financeira contribui para que a realização de tarefas seja feita de forma integrada. Acelerando assim a capacidade de um gestor tomar decisões importantes como maior precisão e segurança.

 

Controle do fluxo de caixa

O principal objeto de um sistema digital é permitir o acesso remoto das informações de uma empresa. Desta forma, é possível acompanhar todos os resultados, a qualquer hora do dia. 

Diante disso, permite que o empreendedor analise o fluxo de caixa e tome decisões de forma assertiva a respeito de seus investimentos, pagamentos, dentre outros aspectos. 

Assim, é possível ter total controle de todas as entradas e saídas, permitindo fazer seu acompanhamento de forma periódica. 

Leia mais sobre: PAGAMENTO DE IMPOSTOS: COMO SABER SE SUA EMPRESA ESTÁ PAGANDO CORRETAMENTE?

 

Redução de custos

Por meio da contabilidade digital, se torna possível reduzir custos como a emissão e arquivamento de documentos.

Deste modo, com a contabilidade atuando de forma digital, a análise de informações é feita com maior agilidade e segurança. 

No entanto, ao fazer sua escolha pela empresa contábil digital, é preciso estar atento ao custo-benefício, bem como a eficiência de seus serviços. 

 

Consultoria contábil

A contabilidade digital também possibilitou a integração dos sistemas contábeis. E, com isso, o profissional contábil pode focar na análise de resultados empresariais, bem como de consultoria. 

Sendo assim, a internet possibilitou que o contador atue dentro das empresas, além dos serviços tradicionais como pagamento de impostos, acompanhamento de finanças, organização de documentos e etc.

Deste modo, o contador pode atuar como consultor de negócios, realizando análises financeiras e orientando sobre melhorias na operação. 

Concluindo, a contabilidade digital vem permitindo que o empreendedor tenha um controle financeiro eficiente em sua empresa. Uma vez que ela facilita o acompanhamento de informações de forma segura e em tempo real. 

Esperamos que o leitor tenha gostado deste conteúdo. Precisa de ajuda com o pagamento de imposto de sua empresaEntre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas e tire toda as suas dúvidas!

Se você gostou do artigo, fique ligado em como o QUAIS ATIVIDADES SÃO PASSÍVEIS DE SEREM TERCEIRIZADAS VIA BPO FINANCEIRO?