04 nov 2019

Como utilizar a tecnologia a favor do seu negócio?

como-utilizar-a-tecnologia

Quando falamos em tecnologia, logo remetemos à internet. Logicamente, não só a internet vem se desenvolvendo tecnologicamente, mas todo um mundo digital, trazendo cada vez mais ferramentas para ajudar a evoluir os negócios. Conheça agora algumas ferramentas tecnológicas que você pode utilizar a favor da sua empresa!

O fácil acesso ao mundo digital

Hoje praticamente toda a população possui uma conta em um e-mail, um site de chamada de vídeo gratuito, aplicativos de conversa em smartphones, entre outros. Esse fator facilita a sua comunicação com clientes, fornecedores, colaboradores e, até mesmo, futuros clientes.

Antes, quando você marcava uma reunião, muitas vezes era complicado para todos os interessados estarem presentes, devido ao deslocamento. Hoje, utilizando o Skype, por exemplo, você consegue realizar a mesma reunião com você no Brasil e o cliente no Japão.

Lojas virtuais

As Lojas virtuais, também conhecidas como Marketplaces, conseguem movimentar vendas que antes dessa ferramenta seriam impossíveis. Essas lojas nada mais são que sites que vendem desde livros, eletrônicos, roupas, até a compra do mercado.

Utilizando essa ferramenta, você otimiza o seu tempo para comprar algo necessitado na sua empresa e/ou pode conquistar mais clientes na venda de algum produto. Um cliente que está em outro estado do Brasil, pode ser seu em um clique.

Trabalhar em casa

Antigamente, quando você montava a sua empresa, era necessário alugar ou comprar um grande espaço para que todos os seus colaboradores trabalhassem. Além disso, tinha todos os gastos com os deslocamentos deles e todo o material que era gasto para suprir a demanda de cada colaborador em sua jornada de trabalho.

Hoje, com todas as ferramentas tecnológicas disponíveis, o home office está cada vez mais comum e mais adotado pelas as empresas. Isso é agradável tanto para o colaborador, que não precisa se deslocar até uma empresa, e também para o dono do negócio, que consegue otimizar o valor para realizar aquele projeto.

Caso seja necessário de um espaço físico para a empresa, é possível alugar um espaço temporário e um serviço de correspondência. Esses espaços são conhecidos como co-working, que basicamente funcionam com escritórios compartilhados, destinados principalmente aos pequenos negócios.

Otimizar os processos internos

Uma dica para otimizar mais ainda seu negócio com ferramentas tecnológicas é começar a utilizar menos papel. Além de ser mais sustentável e diminuir espaço para arquivar, utilizar as plataformas como e-mail, nuvens, softwares online, aplicativos, entre outros, fazem com que simplifiquem os processos.

Ademais, isso será fundamental para que os custos com impressoras, as manutenções com arquivos, espaço para armazenar todas as informações sejam extintos.

Marketing de Conteúdo é uma grande aliada

O Marketing de Conteúdo é uma ferramenta que pode atrair ainda mais clientes para a sua empresa. Ele melhora a sua presença digital, promove um engajamento do seu público-alvo, além de construir uma autoridade e, consequentemente, conquistar ainda mais clientes.

Ao inserir um conteúdo de boa qualidade em seu blog, por exemplo, é um início da construção de uma relação de confiança cliente- empresa. Desta forma, isso pode fazer com que sua empresa seja sempre conceituada em seu meio de atuação.

Delegar tarefas também ajuda a otimizar

Por mais importante que seja o gestor ter bastante controle das ações que ocorrem na empresa, delegar tarefas pode otimizar o serviço. Porém, como é possível que o gestor tenha o controle em relação à qualidade e aos cumprimentos aos prazos?

Para solucionar essa questão é algo bem simples de resolver. Existem diversos softwares que possibilitam registrar cada passo dos colaboradores nas ações, identificando o que já está terminado, os prazos para fechamento, dentre outras coisas.

Além de tudo, esse tipo de atitude permite o crescimento de outros integrantes da equipe, estimulando o trabalho cooperativo, por informar ao time as evoluções das tarefas.

 Conclusão

Todas essas ferramentas se tornaram grandes aliadas, não somente ao mundo dos negócios, mas como no mundo como um todo. Esse artigo foi elaborado para ajudar a simplificar cada vez mais o seu negócio, aliando a tecnologia, as pessoas e os processos.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário abaixo! 👇

Leia outros artigos no nosso blog!

 📍 AJCD é uma contabilidade digital simplificada onde você tem mais tempo para a gestão do seu negócio.