30 abr 2020

Como manter sua empresa ativa em momentos de crise

coronavírus-como-manter-sua-empresa-ativa-em-momentos-de-crise

Economistas preveem uma séries de prejuízos a economia mundial, após pandemia provocada pela doença coronavírus (Covid-19). 

Entre os prejuízos está listado queda no faturamento de grandes e pequenas empresas. 

Quer saber como manter sua empresa ativa em momentos de crise? Leia nosso artigo e aprenda a criar soluções para seu negócio de forma inteligente durante este período de crise. 

Tenha um plano de negócios 

O empreendedor deve esta cansado de ouvir falar da importância do plano de negócio para uma empresa e como ele pode ajudar em seu sucesso. Correto? Mas afinal, a sua empresa é orientada por um plano de negócios? 

Caso sua resposta seja negativa, essa é uma excelente oportunidade para elaborar um, de forma estruturando. 

A criação de um plano de negócios, permitirá estudar toda a sua operação, bem como corrigir os erros que atualmente vem cometendo e que o empreender nem sabia que estava sendo feito. 

Busque se diferenciar 

É exatamente em períodos de crise que fatores commodities ficam mais vulneráveis. Por isso, a fim de manter sua empresa ativa em momentos de crise, busque estudar como os seus concorrentes estão trabalhando, de forma que possa se diferenciar.

Análise também como seus concorrentes indiretos estão crescendo, quais são as suas estratégias para aumentar o seu faturamento. 

Verifique o tamanho da crise 

Para manter sua empresa ativa em momentos de crise e superá-la será preciso entender quais são os seus reais efeitos na economia e principalmente em seu negócio. 

Uma crise pode significar perda de clientes, cancelamentos de contratos, demissões e até mesmo falência de uma empresa. 

Deste modo, o empreendedor precisará compreender qual a real dimensão de seus problemas de forma racional. 

Reduza os custos fixos 

Quando a receita de uma empresa começa a diminuir, chega a hora de equilibrar a sua situação, diminuindo assim os seus gastos.

Deste modo, os primeiros gastos que devem ser estudados para uma maior redução são os seus gastos fixos. Comece reduzindo custos nas contas de energia elétrica e de água por exemplo. 

Atente-se a reduzir os custos de forma inteligente para que assim consiga manter sua empresa ativa em momentos de crise.

Avalie as alternativas 

Estudar quais são as alternativas viáveis também poderá auxiliar a manter sua empresa ativa em momentos de crise. 

Acompanhe quais medidas comuns podem beneficiar diversos empreendimentos durante o período de crise, são elas:

  • Reduza o tamanho da empresa;
  • Diversifique o mix de produtos e serviços oferecidos;
  • Expanda para outros municípios ou estados;
  • Mude o rumo de seus negócios;
  • Feche a empresa.

Reveja estratégias 

Agora que o empreendedor, já analisou quais medidas podem ser tomadas a fim de  manter sua empresa ativa em momentos de crise. 

Será preciso traçar estratégias para sua recuperação financeira. Existem quatro tipos de ações que podem nortear esta fase de seu negócio, são elas:  crie metas possíveis, de acordo com a realidade do mercado; monitore o plano de negócio constantemente, direcionando assim as ações necessárias; crie um plano de marketing e por último reveja todas as condições de compra e venda. 

Leitura complementar: Sua empresa está dando lucro ou prejuízo? Saiba como identificar 

Execute um plano de ação manter sua empresa ativa em momentos de crise 

Antes de encerrar as atividades de sua empresa, considere a aplicação de um plano de ação, criado e executado mediante uma crise econômica. 

Vamos a uma visão otimista: em meio ao contágio da doença coronavírus, sua empresa, mandou todos os colaboradores para casa. Em detrimento do período de quarentena, ao invés de interromper todas as suas atividades, sua equipe pode fazer home office, dando sequência assim a operação da empresa. 

Desde modo, um plano de ação pode ser criado para que a execução de suas atividades ocorra conforme previsto. 

Para que ele seja executado, quatro dicas podem ser seguidos:

  1. Estruture um plano de ação; 
  2. Monitore a execução de cada atividade;
  3. Conte com o apoio de funcionários competentes e habilidosos;
  4. Aplique e valide novas ideais. 

Neste artigo, o leitor acompanhou nossas dicas de como manter sua empresa ativa em momentos de crise. Acreditamos que com essas dicas, o empreendedor tem tudo que precisa para vencer a dificuldade de uma crise e sair do vermelho. 

Para entender melhor como sua empresa pode funcionar mediante os decretos para prevenção ao contágio do COVID-19, leia nosso artigo. 

 

Gostou de nosso conteúdo? Aproveite para compartilhar com amigos em suas redes sociais.