20 jun 2019

Como escolher uma contabilidade

Nesse artigo falaremos um pouco mais sobre a importância da presença de um contador na empresa e daremos dicas de como escolher a melhor contabilidade para o seu negócio.

O Contador é uma das profissões mais importantes do mercado. O profissional de contabilidade é essencial para o funcionamento de um negócio ou empresa, pois é por meio dele que o empreendedor tem acesso a informações completas e necessárias para a gestão de uma empresa e tomada de decisões.

Muitos empreendedores iniciantes desconhecem a importância de uma contabilidade especializada para auxiliar, tanto no processo de abertura da empresa quanto no acompanhamento total da gestão.

Nesse artigo falaremos um pouco mais sobre a importância da presença de um contador na empresa e daremos dicas de como escolher a melhor contabilidade para o seu negócio.

A importância de um profissional de contabilidade

Ao contratar um escritório de contabilidade, a empresa tem diversos benefícios como, por exemplo: a organização de toda a documentação necessária para o funcionamento legal do negócio, administração de contas, registro de histórico da empresa aconselhamento empresarial, etc.

Além disso, o contador pode ser um importante aliado na busca de alternativas de otimização de negócio, pois o profissional especializado possui conhecimento específico no ramo de atuação da empresa, podendo fornecer informações relevantes sobre o mercado, auxiliando em tomadas de decisões como investimento, oportunidades de crescimento e expansão, etc.

Como escolher uma contabilidade?

Já foi citada a importância de um profissional de contabilidade para as empresas, mas uma dúvida muito comum é sobre a escolha do profissional que irá prestar o serviço e acompanhar o dia a dia da empresa.

Citamos abaixo 5 dicas para escolher um profissional ou escritório de contabilidade.

1 – Conheça a experiência da contabilidade no seu ramo de atuação

É importante sempre buscar as referências do profissional ou empresa com quem está conversando. Uma contabilidade especializada no ramo de atuação da empresa é imprescindível, pois existem cálculos especifico de alguns setores, além disso, um planejamento bem executado pode ser um diferencial para o sucesso da empresa.

Quando um escritório se especializa em determinado segmento, ele oferece mais possibilidades e pode apresentar soluções mais eficazes para o dia a dia. Isso se deve à profundidade de conhecimentos dos profissionais, que significa um considerável ganho por parte da empresa que contrata uma contabilidade especializada.

2 – Conheça os serviços oferecidos pela contabilidade

Um profissional de contabilidade é responsável pela execução de serviços básicos como, abertura e fechamento de empresas, elaboração e registro de contrato social, cálculo de tributos, emissão de guias de impostos e confecção de relatório contábeis (balanços, demonstração de resultados, etc.).

Além disso, um profissional de contabilidade pode atuar como um consultor especializado para o negócio, auxiliando em apontamentos importantes, como necessidade de recursos financeiros, analisar os balanços e fluxos de caixa e fazer a gestão de risco sobre investimentos, por exemplo.

Algumas contabilidades possuem funções mais completas, como produção de folha de pagamento, gestão de funcionários e orientações em processos trabalhistas etc.

Por isso é importante conhecer a contabilidade e os profissionais que está contratando.

3 – Conheça sobre seu mercado de atuação

Não é necessário que o empreendedor tenha conhecimentos específicos sobre contabilidade no segmento de atuação, mas é necessário que ele tenha conhecimentos básicos para gestão, como as obrigações legais. Assim ele saberá avaliar o desempenho da contabilidade e poderá exigir qualidade superior no serviço prestado.

É importante, também, entender alguns conceitos como:

  • Diferença entre despesa e custo: a despesa é o gasto com bens e serviços relacionados à manutenção da empresa e à obtenção de receita, entre eles aluguel, salários e telefone; o custo é a soma dos gastos necessários para produção ou realização de um bem ou serviço
  • Fluxo de caixa: Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado.

4 – Entenda a relação custo-benefício da contratação

Para contratar uma contabilidade, é importante que o empreendedor conheça todas as necessidades do seu empreendimento e busque profissionais que ofereçam serviços específicos para atendimento dessas necessidades.

Por isso é importante pensar na contratação de uma contabilidade como investimento e não como um custo, pois esse investimento pode oferecer um retorno significativo na gestão da empresa, controle financeiro e gestão de pessoal.

5 – Utilize softwares de gestão:

Os chamados ERP, são softwares de gestão que organizam as movimentações financeiras, registram vendas, auxiliam no controle de estoque e podem, ainda, ser integrados a emissão de notas fiscais.

Com a correria diária e todas as demandas de gestão de uma empresa, contar com processos de automação que facilitam essas funções pode ser de grande importância. Existem contabilidades que possuem esses sistemas e podem ser interligados diretamente na empresa, facilitando o acesso as informações e fazendo uma melhor gestão de toda a área financeira da empresa.

Por isso, ao contratar uma contabilidade, procure saber qual o sistema utilizado por ela e como ele pode facilitar o dia a dia da empresa.

Bônus

Devo contratar uma contabilidade digital?

O termo “contabilidade digital” é novo e, por isso, muitos empreendedores tem receio em contratar esse tipo de serviço.

Na verdade, a contabilidade digital pode melhorar muito o dia a dia da empresa e a rotina do empreendedor. As contabilidades digitais executam os mesmos serviços que uma contabilidade tradicional, a diferença está na entrega desses serviços. Todo ao atendimento ao cliente, interface entre contador e cliente e gestão financeira da empresa é feita pela internet (chat, e-mail, whatsapp e outros sitemas).

Esse tipo de serviço minimiza o tempo de execução de serviços, impressão de papel e otimiza o tempo de deslocamento para reuniões, etc.

Vale a pena conhecer se a contabilidade possui esse serviço e como ele se adequa a sua empresa e setor.

O profissional de contabilidade

Além de conhecer a contabilidade que será contratada e os serviços prestados pela mesma, é importante saber um pouco sobre as responsabilidades de um contador. Todos os serviços a serem prestados devem ser registrados em contrato. Seguem algumas curiosidades relevantes sobre a contabilidade.

O pagamento de impostos deve ficar a cargo do contador?

Muitos empreendedores optam por assumir a função de efetuar o pagamento de todas as guias de impostos, mas em empresas maiores podem existir muitos tributos a sempre pagos, e o tempo para execução dessa função pode ser otimizado com a terceirização do serviço de pagamento de impostos, nesse caso é importante que o empresário conheça e confie na contabilidade.

Caso opte por terceirizar o serviço, existem contabilidades que disponibilizam os recibos de pagamento online, em uma espécie de intranet ou até em um ambiente na nuvem, assim o empreendedor pode conferir todos os pagamentos e fazer um acompanhamento mais detalhado.

Como já dito anteriormente, o empreendedor deve ter conhecimento sobre as necessidades do seu negócio, a partir disso, ele poderá escolher o melhor profissional ou escritório para o atendimento de sua empresa.

A AJCD é uma contabilidade digital simplificada. A contabilidade digital permite mais rapidez, segurança e agilidade na troca de informações. Quer saber mais? Entre em contato conosco e conheça nossos serviços.

Então, gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais ou deixe nos comentários suas dúvidas ou dicas para esse mercado. Nós, da AJCD Contabilidade Digital teremos muito prazer em responder.