18 set 2019

Como abrir uma academia: Dicas para ter sucesso

Como abrir uma academia: Dicas para ter sucesso

Atualmente, a busca por um estilo de vida saudável está cada vez mais em alta. Assim, o número de academias aumentou bastante, sendo atividades que vão desde da musculação à dança.

Uma pesquisa realizada pelo IHRSA Global Report 2015 (International Health, Racquet & Sportsclub Association), o Brasil é o segundo país com mais academias por habitantes.

Assim, pensar em investir em um negócio de academia pode ser algo lucrativo e com potencial de crescer cada vez mais.

Dessa forma, este artigo vai tratar de como abrir uma academia e ter sucesso com ela.

Abertura de academia

– Planejamento

Nada começa sem planejamento, veja se esse tipo de negócio é bom para você e se você está disposto a investir em uma academia.

– Nome

Defina um nome da sua academia. Algo chamativo e que combine com o público que você deseja atingir. Faça uma pesquisa local e coloque num papel os nomes das suas favoritas.

– Porte

Feita sua escolha que quer montar uma academia. Pense no porte que você quer para sua academia. Vai ser academia pequena, média ou grande. Quantos funcionários você pretende ter e o números de clientes que vai ser bom para você ter um retorno.

– Localização

Pense numa boa localização. De preferência a lugares amplos com boa luz natural e que comportem os números de alunos ideais, sem ficar lotado demais.

Uma localização com estacionamento também agrega muito e é algo que pode comprar das mensalidades.

– Público

O público de uma academia é amplo, porém é importante segmentar quais atividades que vão ser ofertadas.

– Bons profissionais

Depois de já ter escolhido o local, e o público que vai tratado pense na contratação de bons profissionais. Um profissional de academia deve estar preparado para prestar toda a orientação necessária.

– Bons equipamentos

Uma boa academia precisa de bons equipamentos. Por isso, na hora de escolher que equipamentos serão necessários invista em qualidade e custo-benefício para sua academia.

– Custos

Já se sabe que os custos da uma academia é alto pelo grandes números de equipamentos. Assim, faça uma pesquisa geral do que você pode pagar de imediato.

Outros custos também devem ser analisados como: luz, água, internet, salários, refeições, manutenção, material de limpeza entre outros.

– Defina mensalidade

Faça uma pesquisa das suas principais concorrentes, e defina seu valor. Vale ressaltar que deve ser levado em consideração o local onde está a academia, o poder aquisitivo dos frequentadores e os seus custos com o estabelecimento.

– Pacotes

Depois de definir o valor da mensalidade da academia, busque fazer alguns pacotes para atrair as pessoas. Faça uma pesquisa rápida do que elas mais gostam de fazer e coloque isso como um bônus.

– Diferencial

Pense em um diferencial para sua academia, algo que você pode levar contra os seus concorrentes e pode fazer para ganhar mais alunos.

– Participe de eventos

Nada melhor do que divulgar a sua marca em eventos de academia. Seja patrocinador ou crie eventos.  Isso ajuda a divulgar sua empresa e ainda atrair novos alunos.

– Invista em Marketing

Hoje as coisas são digitais, com isso nada melhor do que estar nas redes sociais. Faça um site para a sua academia, pense sempre em levar a melhor experiência para o seu cliente.

Documentação para abrir uma academia

Depois de passar por todo esse planejamento, é importante obter a documentação necessária e os alvarás necessários para abertura correta da academia.

Além da abertura do CNPJ é preciso entregar os documentos na Junta Comercial, também tem há a necessidade de registro no Conselho Regional de Educação Física e na Vigilância Sanitária.

Esse alvará de vigilância sanitária é de extrema importância para a academia, pois sem ele o local não poderá funcionar. Ele é responsável pela salubridade e higiene no local.

Por isso, vá a prefeitura do seu município para entender melhor os procedimentos para abertura da sua academia. E pense em contratar uma contabilidade para te ajudar com processos fiscais, tributários e contábeis.

Gostou? Deixe um comentário abaixo! 👇

Leia outros artigos no nosso blog!

 📍 AJCD é uma contabilidade digital simplificada onde você tem mais tempo para a gestão do seu negócio!