Como abrir um negócio online

1 de abril de 2022
Mercado

Com o crescimento do mercado, é cada vez mais comum empreendedores terem o interesse em abrir um negócio online para vender produtos ou serviços. 

Um negócio online é um negócio onde todas as etapas da venda de um produto acontecem totalmente na Internet, podendo o produto ser digital (produtos que são consumidos em meios eletrônicos como cursos, ebooks…) ou produtos físicos.

Segundo dados apresentados pelo 38º Webshoppers Ebit/Nielsen, empresa que pesquisa a reputação de lojas virtuais e mede dados do mercado online, os negócios online faturaram 23,6 bilhões no primeiro semestre de 2018. Em relação ao mesmo período do ano anterior, o e-commerce cresceu 12,1%, e desde a pandemia do COVID-19 em 2020, cresceu mais 27%. Isso é uma crescente que vem se mantendo firme e mostra o quanto investir no universo online tem sido lucrativo.

Passos para você criar seu negócio online

1 – Pense nas áreas que você tem interesse em atuar

Lembre-se que trabalhar por conta própria significa, na maioria das vezes, trabalhar ainda mais e ter que dedicar seu máximo para que tudo dê certo.

Por isso, se você escolher uma área pensando apenas no lucro, o trabalho pode ser tornar chato e difícil em pouco tempo.

2 – Elabore um plano de negócios

Nessa fase, você vai colocar no papel as ideias elaboradas, além de dados financeiros e forma como chegará aos resultados.

3 – Faça uma pesquisa de mercado

Por mais que sua ideia seja incrível, nenhum negócio vai para frente sem um público interessado.

Sendo assim, antes de começar, pesquise o mercado para saber se há demanda para o que você quer oferecer.

Confira blogs, sites e redes sociais que falam sobre o nicho em que você quer atuar, participe de grupos e fóruns de discussão e conheça outros negócios que estão no mesmo ramo que o seu.

4 – Conheça seu público

Agora que você já sabe como está o mercado, está na hora de descobrir todas as características possíveis de seu público.

Você precisa entender quais são suas dores, objeções e necessidades para conseguir oferecer a solução ideal.

5 – Defina suas estratégias de marketing

Quando estiver pensando em como montar um negócio na internet, empenhe-se bastante para conhecer e definir as melhores estratégias para divulgar o que você faz.

Existem várias maneiras de fazer isso, e algumas das opções de marketing digital são:

  • Criar páginas como blogs e sites;
  • Ter perfis nas redes sociais;
  • Encaminhar e-mail marketing;
  • Investir em anúncios pagos.

Para saber o que fazer, use as informações que você recolheu ao definir o nicho e o cliente ideal de sua marca.

Se você descobriu, por exemplo, que sua persona é um adolescente que se interessa bastante por conteúdos em vídeo e é super engajado nas redes sociais, precisa usar todos esses dados para elaborar ações que vão interessá-lo e atraí-lo para sua marca.

Nesse exemplo, criar um canal no YouTube e manter perfis em mídias sociais como Instagram e Facebook pode ser uma boa opção. Assim, você ocupa espaços que já são frequentemente acessados por sua persona e usa formatos de conteúdo que garantem sua atenção no que você está oferecendo.

Preocupe-se, ainda, com a linguagem que será usada e a periodicidade de divulgação, pois esses detalhes também influenciam bastante na experiência que o usuário terá com sua marca.

6 – Crie canais de comunicação com seus clientes

Você precisa oferecer canais práticos e rápidos de comunicação, para que o consumidor consiga ter suas dúvidas e demandas atendidas com rapidez e eficiência. Você pode colocar no seu site uma aba para atendimento ao consumidor desde perguntas frequentes, como sugestões ou críticas. Coloque também telefone, e-mail e chat online para oferecer outros canais.

7 – Tenha um sistema de logísticas e entrega 

Você está lidando com produtos e serviços logo deve pensar como vai administrar as entregas. Seja pelos serviços de entregas ou entrega própria. Esse planejamento deve ser feito no seu plano de negócios.

8 – Facilite as formas de pagamento 

Definindo a logísticas, deve ver as formas de pagamento que seu negócio vai receber dos seus serviços prestados. Existem algumas formas:

PIX

Você pode criar uma chave PIX, e até mesmo um código QR para o cliente fazer o pagamento. Este é o segundo meio de pagamento mais usado no Brasil, ficando atrás somente dos convencionais cartões de crédito e débito.

Cartão de crédito

O cliente digita o número de seu cartão diretamente no sistema da operadora, através de uma conexão segura. O lojista tem como custo uma tarifa mensal.

Boleto bancário

Opção necessária e destinada principalmente a clientes que não têm cartão de crédito ou não gostam de realizar transações com ele na internet.

Facilitadores (Mercado Pago e PagSeguro)

Você pode usar algum destes dois facilitadores como ambiente seguro de pagamento, lá tem disponível todas os meios de pagamentos citados acima: PIX, Cartão de Crédito e Boleto Bancário.

Tipos de Negócio Online

E-commerce

O e-commerce é uma alternativa de negócio online destinada a quem já possui um produto físico que deseja comercializar pela internet, independentemente de já ter uma loja física ou de estar dando os primeiros passos no universo empresarial.

Marketplace

O marketplace são plataformas online que reúnem produtos de diversas lojas, oferecendo uma gama muito mais ampla de itens. Ou seja, é como se fosse uma grande vitrine em que diversas empresas expõem seus itens.

Programa de afiliados 

Um programa de afiliados é uma espécie de cadeia de negócios online na qual promotores divulgam os produtos ou serviços de terceiros em troca de comissões.

Na prática, esse tipo de negócio funciona como uma teia de negócios na qual, além do detentor do empreendimento central, outras pessoas afiliadas ao produto ou serviço também podem entrar na rede ganhando participação nos lucros vindos de suas divulgações.

Dropshipping

Nessa modalidade, você só tem a loja virtual, isto é, o seu site com os produtos para vender. Você se concentra nas vendas dos produtos. Porém, você não o tem no estoque, e a entrega é realizada por outra empresa. Muitos negócios online têm sido construídos com esse modelo.

Uma das vantagens desse modelo é que você não precisa investir muito para montar, pois não precisará ter um estoque para o seu catálogo de produtos.

Criação de produções digitais 

São criadores de um produto digital (e-book e curso online) e que vendem esses produtores através uma plataforma de produtos digitais.  Esses produtos em todo seu processo de marketing, desde da criação a pós-venda acontecendo de forma online.

Conclusão

Você viu que a internet oferece várias possibilidades para quem quer empreender.

Seguindo os passos acima fica bem mais tranquilo fazer isso. Qualquer dúvida você pode entrar em contato conosco para resolver algumas partes burocráticas de todo esse processo.

Gostou do artigo? Confira também nosso blog e nossas redes sociais para mais conteúdos como este.

Continue lendo: Porque optar por uma contabilidade digital?

Assine a newsletter com conteúdo exclusivo diretamente no seu email

Não enviamos spam.


    Obrigado pela sua assinatura!
    Alguma coisa deu errado. Tente novamente mais tarde