Carteira de Trabalho Digital: Como emitir e utilizar

carteira-de-trabalho-digital

Você sabia que agora além da tradicional carteira de trabalho (CTPS) também é possível fazer a emissão da carteira de trabalho digital? Pois é, desde setembro de 2019, o documento obrigatório para prestar algum tipo de serviço na indústria, comércio, agricultura, entre outros setores, deixou de ser uma opção física e passou a ser digital.

Agora, a carteira de trabalho digital pode ser consultada por meio de aplicativo no celular ou em qualquer dispositivo via internet. É permitido ao trabalhador acessar histórico trabalhista e informações como salário e registro de férias. 

Além disso, é possível solicitar o seguro-desemprego, abono salarial, entre outros benefícios em sua CTPS Digital

A mudança veio trazer maior facilidade de controle, conforto e agilidade para colaboradores e empregadores em todo o país. E você, já tem a sua carteira de trabalho digital? Sabe como emitir e utilizar?

Acompanhe o artigo e aprenda tudo sobre a carteira de trabalho digital!

Leia também o conteúdo: Vai precisar demitir? Então faça isso da maneira mais correta e ética possível.

Como acessar a carteira de trabalho digital?

Antes de poder usar a sua CTPS Digital, é preciso fazer um cadastro no Portal de Serviços do Governo Federal e preencher um formulário. 

No cadastro é preciso responder: CPF, nome completo, nome da mãe, data e local de nascimento. Logo após, deverá  preencher algumas perguntas sobre as experiências de trabalho. No final, você receberá uma senha temporária.

A sua carteira de trabalho digital ficará disponível em um link, ou você poderá acessar no celular, através de aplicativos para IOS ou Android. 

Pronto, o seu documento estará pronto, sem precisar ir a nenhum posto de atendimento físico e sem esperar nas filas. 

Vale frisar que todo esse processo para adquirir a sua CTPS Digital é completamente gratuito. 

Leia também: Controle financeiro: Como fazer uma boa gestão de custos?

Contratar por meio de carteira de trabalho digital

A carteira de trabalho digital não possui mais um número próprio. Portanto, na hora da contratação, o trabalhador deve informar seu CPF e o empregador poderá registrar a carteira com apenas essa informação.

Mas e agora, como faz para assinar a carteira? A assinatura também se tornou digital e é feita por meio do eSocial. Porém, antes de começar o trabalho, o empregador deve enviar o evento S-2200 (Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador). 

O funcionário poderá ver o contrato de trabalho em sua carteira digital 48 horas após o envio das informações.

O que fazer com a carteira de trabalho antiga?

Por meio da versão CTPS Digital, surge a dúvida: o que fazer com a minha carteira de trabalho antiga? 

Caso você tenha uma carteira de trabalho impressa, deve guardá-la, pois o documento continua sendo útil para comprovar seu tempo de trabalho, mesmo a digital podendo fazer o mesmo.

Com a chegada da carteira digital, todos os contratos e anotações de férias, salários, entre outros, serão feitos apenas em ambiente virtual.

O que fazer se o empregador exigir a carteira de trabalho física?

Os trabalhadores contratados por órgãos públicos e organismos internacionais devem continuar utilizando a carteira de trabalho física, em papel. 

Para obter a sua, é preciso encaminhar um pedido de agendamento de atendimento por e-mail, de acordo com o estado onde reside. 

O email é: trabalho.(uf)@economia.gov.br. No campo, uf, você deve colocar a sigla do seu estado. Se você mora em Minas Gerais, por exemplo, o e-mail deve ficar assim: trabalho.mg@economia.gov.br

Outra forma de pedir sua carteira de trabalho física é por meio de um formulário da Secretaria do Trabalho.

Conte com auxílio especializado para contratar

Precisa de ajuda para cuidar das contratações da sua empresa? Entre em contato com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas! 

Nós, da AJCD Contabilidade, aplicamos a contabilidade consultiva para gerar resultados positivos para a sua empresa. Entre em contato e fale com nossos consultores para conquistar mais segurança com uma contabilidade digital.

Se você gostou do artigo sobre a carteira de trabalho digital, também vai se interessar em ler sobre: Benefícios de se formalizar como MEI.

Aproveite para curtir as nossas redes sociais, acompanhar o nosso blog e compartilhar o nosso conteúdo com os seus amigos!

Carteira de Trabalho Digital: Como emitir e utilizar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo