18 set 2019

Dicas de Administração para Condomínios

Dicas de Administração para Condomínios

A Administração de Condomínios é parecida com a administração de uma empresa. Ele precisa de funcionários para manter a ordem geral, precisa cumprir leis e ordens que necessitam de uma boa atenção.

E a figura do síndico é fundamental para uma boa gestão condominial. É através dele que vem a melhor administração do condomínio. O síndico pode ou não ser um morador do prédio.

O síndico tem um mandato de até dois anos, podendo ser renovada. Este trabalho é regulamentado pelo Código Civil Brasileiro.

Assim, cuidar do condomínio como um todo é um trabalho cotidiano do síndico. Valendo ressaltar que tudo deve seguir um planejamento, para não haja imprevistos.

Dessa forma, este artigo vai abordar como deve ser feita a administração de um condomínio.

Como funciona a Administração para Condomínios

– Previsão Orçamentária

Para uma boa gestão, o síndico deve realizar um levantamento dos custos anuais e as despesas necessárias para garantir o bom funcionamento.

– Portaria

Os porteiros são profissionais fundamentais para a boa administração de condomínios, sejam eles verticais ou horizontais. Eles podem ser de empresas terceirizadas ou contratados pelo próprio condomínio e auxiliam tanto na organização do empreendimento quanto na segurança e vigilância do mesmo.

– Tecnologia

Use a tecnologia ao seu favor. Hoje existem softwares de gestão que podem ajudar a controlar melhor o dinheiro que entra e saí. Além, de que ajuda a ver aonde estão as despesas do condomínio.

– Segurança

É função do síndico prezar pela segurança do prédio. Por isso, investir em equipamentos de segurança é de extrema importância.

Deveres de um síndico

Um bom síndico deve cumprir uns alguns deveres para preservar o condomínio e os moradores do empreendimento. Veja alguns abaixo:

  • Cuidar das partes em comum do prédio
  • Prestar contas aos condomínios sobre alterações
  • Elaborar o orçamento da receita
  • Conferir relatórios
  • Ver se as contas estão pagas certamente perante o Governo

O síndico também é responsável por reunir os moradores para reuniões dependendo da demanda do condomínio.

Tipos de reuniões importantes para a administração para condomínios

– Assembleia Geral Ordinária

Tem como principal objetivo a aprovação da prestação de contas e previsão orçamentária. Deve acontecer obrigatoriamente uma vez por ano.

– Assembleia Geral Extraordinária

Tem a função de discutir e aprovar assuntos emergências e que não foram decididos na Assembleia Geral Ordinária.

– Assembleia Geral de Instalação

Momento que o síndico é apresentado e se for administrado por uma empresa de fora, este é o momento de conhecer os moradores.

Recolhimento de Impostos

O recolhimento de impostos do condomínio deve ser feito mensalmente, levando uma consideração os serviços prestados. Veja:

  • FGTS
  • PIS
  • INSS
  • Seguro Acidente de trabalho
  • ISS
  • COFINS
  • CSLL

Contabilidade para condomínio

A contabilidade é importante para toda e qualquer tipo de empresa, sendo assim é relevante para o condomínio. A contabilidade presente ajuda no controle dos gastos, despesas, custos e receitas do condomínio.

Ou seja, a administração condomínio deve ser realizada com cuidado para que as contas anuais e mensais sejam cumpridas da melhor forma possível. Vale lembrar que os documentos fiscais devem ser mantidos por ao menos cinco anos pela administração. Veja mais algumas responsabilidades da administração abaixo:

  • Contratos para manutenção de elevadores, caixa d’agua, piscina e demais itens.
  • Pastas com contar mensais
  • Pastas com demonstrativos de receitas e despesas.

Conclusão

Com isso, concluímos que para uma boa administração condominial deve ser alinhada com o síndico e os moradores. E que a contabilidade pode ajudar nesse processo.

Gostou? Deixe um comentário abaixo!

📍 AJCD é uma contabilidade digital simplificada onde você tem mais tempo para a gestão do seu negócio!