23 jul 2019

Abrir um escritório de advocacia: Tudo que você precisa saber

Abrir um escritório de advocacia: Tudo que você precisa saber

Apesar do que todo mundo acha que para abrir um escritório de advocacia não basta ter bons conhecimentos jurídicos. Precisa ter uma experiência básica em gerenciamento de empresas para que seu negócio não quebre logo.

Mercado de Advocacia no Brasil

A pesquisa realizada pela Selem, Bertozzi & Consultores Associados aponta um grande crescimento no número de profissionais e escritórios de advocacia no Brasil. Em 2018, a quantidade de advogados passará de 776 mil (hoje) para 1,1 milhão. Já o número de escritórios deverá crescer dos atuais 43 mil para 102 mil.

O presidente da seccional da OAB de Santa Catarina Paulo Brincas revelou que Brasil é um dos países com mais advogados per capita do mundo e novos advogados são formados em grande escala todos os anos

Dessa forma em relação ao número de cursos de Direito, hoje existem 1.210 cursos de Direito no Brasil, com cerca de 900 mil estudantes. Daqui a quatro anos, deverão chegar a 1.315 cursos, com 1,4 milhão de alunos.

Infelizmente, mais de 30% dos escritórios de advocacia fecharam as portas. Dentre as causas apontadas pelos advogados estão: a falta de clientes, a competitividade com outros profissionais do Direito e a desvalorização da profissão, o que inclui a prática de honorários aviltantes dentro da própria classe.

Para que isso não aconteça, fique atento as dicas abaixo para abrir um escritório de advocacia .

Exigências legais para abrir um escritório de advocacia

Não basta ser apenas ser formado em direito, é imprescindível a inscrição junto a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A Lei Federal nº 6.839/1980 determina que para abrir uma empresa é preciso comprovar a inscrição nos órgãos de classe da categoria profissional.

Com isso, deve registrar um contrato social na Junta Comercial e na OAB, para fins de recolhimento dos impostos previdenciários você precisa também realizar o cadastro do seu escritório e de todos os representantes legais juntos à Previdência Social.

Deve-se também verificar a inexistência de um escritório com o mesmo nome. Realize uma consulta junto aos órgãos públicos para se certificar de que não existe nenhum outro escritório com o mesmo nome que você pretende utilizar. O INPI faz consultas de registros de  marcas e patentes.

Não esqueça de respeitar o Estatuto da OAB, que estabelece normas de conduta a serem observadas por todos os profissionais da área, sejam autônomos ou não.

Nele estão descritos os direitos, os deveres, as responsabilidades com os clientes, as cargas horárias permitidas, as regras das sociedades de advocacia, as regras para a realização de publicidade etc.

Por ser assim, é imprescindível que você conheça todos os detalhes dessa lei para evitar sofrer alguma penalidade.

Todavia, assim que você decidir a instalação do seu escritório procure a Prefeitura para se informar sobre os procedimentos para obtenção do alvará de funcionamento e o alvará do corpo de bombeiros. 

Atuar sem esses documentos pode fazer que você tenha que arcar com o pagamento de multas ou eventualmente tenha que encerrar as atividades.

Agora que já viu as exigências legais, vamos ver abaixo os passos a seguir.

Passos para abrir um escritório de advocacia

Foco no público-alvo 

Cada escritório de advocacia buscará seu próprio público-alvo, a depender das áreas de especialização de seus profissionais, bem como do número de demandas que é possível atender.

Faça uma pesquisa do mercado atual

Acontece que as vezes uma área muito vantajosa no momento pode mudar e não ser mais lucrativa amanhã. Depois de definir sua área, analise de mercado para entender e considerar os efeitos da oferta e da demanda dos seus serviços de advogado.

Planeje as finanças do seu escritório

Você precisa para ter um mínimo de noção de planejamento financeiro para não terminar o dia no vermelho. Dessa forma, ver a sua preficação também. 

O ideal é contratar um especialista em contabilidade para cuidar dessa parte para você cuidar de outras partes do seu negócio.

Invista em marketing

É fundamental nos dias de hoje que você tenha um site para mostrar ao público quem você é, quais áreas você atua e quais são seus canais de contato, no mínimo.

Principalmente para quem está começando e tem uma rede de contatos pequena, essa é a melhor saída para reforçar o trabalho de prospecção de clientes.

Formas de atendimento 

Escolha a melhor forma de atender os seus clientes. É necessário ajustar bem as expectativas de atendimento ao cliente antes do início da prestação de serviço.

Conclusão

Com isso vimos o passo a passo de como montar um escritório de advocacia. Se interessou? Tem alguma dúvida? Entre em contanto conosco!

Gostou desse artigo? Deixa aqui nos comentários! 👇👇

Leia outros artigos no nosso blog!

📍 AJCD é uma contabilidade digital simplificada onde você tem mais tempo para a gestão do seu negócio!