12 nov 2019

É possível pagar menos impostos? A importância do planejamento tributário para sua empresa

a-importancia-do-planejamento-tributario

Ao fundar e durante toda a existência de sua empresa, é necessário investir de forma contínua, buscando sempre o crescimento. Entretanto, com as altas taxas tributárias, principalmente no Brasil, faz com que prejudique muitos negócios.

Além disso, quanto maior sua empresa fica, consequentemente, aumentam as taxas tributárias. Todavia, existem maneiras de diminuir o valor gasto para pagar os impostos, isto claro, sem sonegar. Assim, o as seguintes estratégias podem te auxiliar sem gerar transtornos futuro.

Conheça algumas dicas feitas para você economizar!

Planejamento Tributário

O primeiro passo para obter uma maior organização e fazer com que você pague menos impostos é se programar, por meio do planejamento tributário. A definição desse termo é o gerenciamento dos pagamentos de tributos de uma empresa, que tem como fim propor maneiras de reduzir legalmente a carga tributária.

Esse planejamento é de extrema importância na gestão empresarial, sendo possível evitar a incidência ou a reincidência de um imposto sobre o produto. Deste modo, existem duas categorias do planejamento tributário. São elas:

Estratégico

O planejamento estratégico é o que mostra as melhoras formas de cumprir os deveres fiscais para cada tipo de empresa. Essas estratégias também auxiliam na hora de conseguir incentivos e abatimentos tributários.

Operacional

Esse planejamento é deve ser usado como ferramenta básica de administração da sua empresa. Deve estar alinhado entre a equipe da empresa e seus gestores e abarca o acompanhamento de rotina e execução de atividades referentes ao pagamento de impostos e conferências da situação fiscal da empresa.

Por que pagar os impostos em dia?

As vantagens do planejamento tributário são diversas. Isso porque a carga tributária é uma das grandes causadoras do aumento de preço do produto final, e assim, comprometendo as vendas.

Listamos para você as estratégias que podem contribuir na hora de elaborar o seu planejamento tributário. Venha conferir!

Reduzir as taxas

Para você conseguir pagar menos imposto, sem nenhuma maneira ilegal, é a diminuição da contribuição de impostos, como o Fator Acidentário de Prevenção, minimizando assim os custos com os Seguros de Acidentes de Trabalho.

 Entre outras coisas, existe as políticas de incentivos fiscais. Deste modo, investir em campos sociais e culturais podem auxiliar no abatimento fiscal e, ainda, contribuem para uma imagem positiva da empresa.

  Regime tributário

Realizado o planejamento tributário, inteire sobre quais são os enquadramentos tributários e seus benefícios:

Simples Nacional 

Recomendado para os pequenos empreendedores, o Simples Nacional tem as menores alíquotas de impostos e oferecem uma melhor organização nos tributos da empresa, tendo, assim, em vista que todos os impostos são pagos em uma única guia. Os impostos são: Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Programa Integração Social (PIS), Cofins, Contribuição Previdenciária Patronal (CPP), IPI, ICMS e Imposto Sobre Serviços (ISS).

Lucro presumido

O regime de lucro presumido limita uma margem de lucro já fixada para o IRPJ e a CSLL, que tem como fim simplificar a apuração desses impostos. Entretanto, por meio dessa prática é possível fazer um planejamento para conferir se esse regime se enquadra nas necessidades da sua empresa.

Lucro real

As empresas podem escolher o regime do lucro real. Todavia, dependendo do tipo de atividade exercida ou se a receita bruta anual ultrapassar o limite de R$78 milhões, elas são obrigadas a adotá-lo.

O crime não compensa

Por mais que possa parecer, sonegar os impostos é crime e pode trazer muita dor de cabeça aos gestores, como altíssimas multas e outras penas, como é descrito no Artigo 1º da Lei 4.729/65. Esse artigo descreve várias condutas que se enquadram como crime de sonegação, até mesmo quando acontece sem a intenção.

Tenha uma boa assessoria em contabilidade

Um dos principais pilares de uma empresa é a área de contabilidade. A partir desse conhecimento, é necessário investir em um bom serviço. Para isso, uma pesquisa sobre bons contadores, para tê-los ao dispor da empresa.  A AJCD Contabilidade Digital propõe uma gestão integrada, um atendimento diferenciado e uma integração diária com a Contabilidade Digital. Venha nos conhecer!

Gostou? Deixe um comentário abaixo! 👇

Leia outros artigos no nosso blog!

 📍 AJCD é uma contabilidade digital simplificada onde você tem mais tempo para a gestão do seu negócio.